No dia 30 de agosto deste ano, o Brasil e a China inauguraram uma rota direta entre o Porto de Santana (AP) e Zhuhai, cidade chinesa localizada no sul do país. Essa nova rota marítima permite a redução de custos logísticos, a diminuição do tempo de transporte e a ampliação de meios de exportação para o agronegócio e para a bioeconomia da Amazônia e do Centro-Oeste.
Expectativas e comentários
O resultado esperado desse novo corredor é a diversificação de saídas pelo Arco Norte e a aproximação de produtores da região com um mercado de 1,4 bilhão de consumidores.
O Sr. Fabio Hu, presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC) apontou que, a partir dessa inauguração, uma nova etapa da cooperação econômica e comercial entre Brasil e China também estava sendo iniciada. Hu também acentuou que a CCDIBC seguirá dando suporte à entrada de empresas chinesas no mercado do Norte brasileiro através do Porto de Santana.
Já Waldez Góes, ministro brasileiro de Integração e de Desenvolvimento Regional, ressaltou que o governo prestará apoio político e logístico a fim de garantir a consolidação da cooperação bilateral sino-brasileira no estado do Amapá.
Impactos Logísticos e Principais Produtos Beneficiados
A partir dessa nova rota marítima, cargas que antes costumavam sair de portos do Sudeste, a exemplo de Santos, encontram um atalho logístico. O embarque em Santana permite que produtores do Norte e do Centro-Oeste tenham um ponto de escoamento mais próximo de zonas produtoras, além da integração com hidrovias e rodovias do Arco Norte.
Os cálculos realizados no planejamento dessa nova rota marítima apontaram uma queda de custo por tonelada, além do encurtamento de rotas e da redução de etapas logísticas. Essas mudanças impactam diretamente no trânsito internacional, permitindo uma maior agilidade nos prazos de entrega. Dessa forma, tanto o tempo de transporte quanto o gasto com logística são reduzidos.
Os principais produtos que potencialmente serão beneficiados com o novo corredor serão grãos, a exemplo da soja, e produtos da bioeconomia, como o açaí, o cacau, a castanha, o café e o pescado
Impactos sobre a Política Global
Sendo o Brasil um país abundante em recursos hídricos e em capacidade para garantir a segurança alimentar global, é um local altamente atrativo mundialmente. Assim, o território brasileiro não é apenas visado pelos Estados Unidos, mas também por outras potências globais, como a China.
Essa nova forma de aproximação entre a China e o Brasil é um grande marco para as relações comerciais mundiais, já que põe a China em evidência, mais uma vez, no âmbito comercial internacional. Outro ponto de atenção nesse caso é a reação dos Estados Unidos frente a essa proximidade sino-brasileira, já que o Brasil possui os EUA como um dos seus principais parceiros comerciais.
Essas mudanças no cenário econômico global devem ser acompanhadas e bem avaliadas, já que podem produzir um forte impacto para o mercado brasileiro. Ter o acompanhamento de uma consultoria especializada é uma forma estratégica de lidar com essa necessidade.
Conclusão
A construção de uma nova rota marítima que liga o Norte do Brasil ao Sul da China e os impactos gerados por essa inovação são pontos notáveis no cenário econômico global. Estar atualizado quanto a alterações no panorama econômico internacional, assim como sobre fornecedores e compradores de qualidade é um passo muito importante para a expansão de um negócio.
Por isso, se você precisa de um suporte adequado para descobrir fontes confiáveis de fornecimento ou de potenciais interessados no seu produto, nossos serviços de Pesquisa de Compradores e de Pesquisa de Fornecedores são ideais para a sua empresa. Para falar com a nossa equipe, basta clicar no botão abaixo e preencher com suas informações.
QUEM ESCREVEU:
Siga-nos nas redes sociais!
Tags: Brasil, china, comex, consultoria, consultoria internacional, Internacionalização, mercado internacional, onu, pesquisa de compradores, pesquisa de fornecedores, rota comercial, rota marítima

