A Expansão do Brownie

Expansão Brownie

O Brownie é uma das sobremesas mais populares atualmente. Feito a base de chocolate e com uma casquinha crocante, tem conquistado cada vez mais espaço entre os doces preferidos para se comer no dia-a-dia, e com isso novas marcas estão surgindo a todo momento. Mas se estão surgindo tantas marcas, é porque tem mercado para elas, certo?

 

Atualmente, é você andar pelo centro de muitas cidades do Rio de Janeiro, para dar de cara com aquelas lojinhas lindas que ofertam uma quantidade enorme de brownies, com variados sabores de recheio e opções de tamanho. Tem alguns que vem embalados e outros que são vendidos em potes, acompanhados de muita calda. Não tem como você passar por uma dessas e não ir comprar pelo menos um.

Mas como o brownie se popularizou tanto, aja vista que ele não é um doce tipicamente brasileiro e não é tão barato. O impulso do mercado também é responsável por levar o doce ao paladar dos brasileiros. Mas dá onde veio? Como começou?

Como surgiu o Brownie

O brownie é uma sobremesa de chocolate típica da culinária dos Estados Unidos, considerado um bolo que não cresce, é muito popular no seu país de origem, principalmente, por ser muito gostoso e fácil de fazer. A receita e os ingredientes são fáceis de ser encontrados em quase toda cozinha, leva muito chocolate e após assar serve em quadradinhos.

A origem da sobremesa remonta o século 20, onde foi lançado um livro que tinha a receita. Mas ninguém tem certeza se a origem é desse livro ou se sabe ao certo quem criou a receita. Sendo modificada ao longos dos anos, com o acréscimo de outros ingredientes na massa, e também criando recheio para os bolinhos, foi se popularizando. Quando chegou no Brasil, os primeiros a investirem também criaram suas receitas especiais, para deixar seus brownies únicos e inesquecíveis.

O Mercado do Brownie no Brasil

Um dos pioneiros a transformar a sobremesa em negócio foi o Brownie do Luiz, que abriu sua primeira fábrica em 2012. Sua história de sucesso com o brownie pode ser encontrada em diversos sites: o que era a venda de brownie no recreio para os colegas se transformou em uma marca que lucra mais R$3,5 milhões por ano. É claro que o brownie no Brasil não surgiu com uma marca específica, já que era uma receita conhecida por se fazer em casa para a família, há muito mais tempo.

Nesse mesma época, muitos outros empreendedores começaram a prestar atenção nos bolinhos e pensar se não valia a pena investir também. Muitas marcas surgiram nesse momento, algumas muito conhecidas atualmente e destaque em suas cidades de origem. Com distribuição em cafés, padarias e lojas de doces diversas, não é difícil achar muitas dessas marcas por aí.

Só no Rio de Janeiro, existem mais de 15 fabricantes de brownie, muitos desses com lojas – as “brownerias”. A verdade é que o mercado cresceu muito e se diversificou. Hoje, se tem os que vendem brownies com recheios exóticos, outros apostam na linha gourmet e, claro, sempre os tradicionais, que não perdem a graça nunca. Mas será que ainda tem espaço para se lançar nesse mercado? Ou mesmo se destacar? Ora, são muitas marcas, e o país nem é tão grande assim…

Como expandir sua marca 

Como falamos acima, o mercado de brownie está acirrado, então o que você precisa? Será a embalagem mais personalizada que você não tem? Será que é o recheio diferente que você ainda não encontrou? Ou talvez o marketing que ainda não está tão bom? Pode ser também que você esteja concentrado em apenas em um lugar… será que uma mudança de ares não é uma boa opção?

Há inúmeros estados no Brasil e, ainda, países vizinhos que ainda não conheceram a delícia que é encontrar um brownie na esquina, mas que adoraria provar da sua sobremesa. Além do mais, você conseguiria tornar a sua marca cada vez mais conhecida, tendo uma área de abrangência muito maior, já pensou nisso?

Assim como o mercado do brownie, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo e outras cidades, se tornou uma oportunidade de negócio e empreendedorismo, é importante analisar estratégias que visem se manter nesse mercado, se diversificando mas também expandindo as fronteiras. Poderíamos te contar muitos motivos para fazer uma empresa se expandir nacional e internacionalmente, e como isso pode ser benéfico para o seu negócio. E lembrando que não precisa ser uma grande marca para fazer isso, a própria expansão pode ser o que falta para tornar sua empresa maior.

Então, o que você está esperando? A Argos pode te ajudar a se expandir! Contamos com uma gama de consultores que entendem muito de expansão (e amam brownie) e que podem te ajudar a se destacar. Fale com a gente, fazemos um diagnóstico personalizado (e grátis!).

Quem escreveu:

Beatriz Santiago

Consultora de Marketing

Tags: ,

3 comentários

  1. Denis disse:

    Parabéns pelo post. Gostei tanto que vou compartilhar com meus amigos que acabei de salvar seu site nos meus favoritos. obrigado

  2. ALINE disse:

    Boa tarde, matéria supere interessante. Adorei!! Vocês tem
    noção de quantos brownies são vendidos por ano no Brasil?

  3. paulo disse:

    Muito bom mas não explicou como ele se expandiu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?