Marketing Digital: uma saída para a crise

Marketing Digital

Já pensou como o marketing digital pode te ajudar a continuar lucrando em tempos de crise? Em momentos de desfavorecimento econômico, esse é o grande diferencial que uma empresa pode ter em relação aos seus concorrentes. É preciso saber se adaptar aos cenários e à maneira como as pessoas se relacionam frente a eles.

Dessa forma, você pode investir em diferentes meios de se mostrar presente no mundo da internet, aposte em marketing de conteúdo, em pesquisas orgânicas e aproveite para elevar a credibilidade de sua marca deixando-a mais presente na vida de seus consumidores online. Isso pode parecer abstrato no início, mas aqui vão algumas dicas de como começar!

Definindo um bom slogan, apresentando em suas plataformas digitais o que a sua empresa faz, quais são os seus valores, objetivos com o cliente e principalmente: definindo metas. Assim, você pode gerar cada vez mais confiança e credibilidade com o consumidor. Não basta só oferecer o melhor serviço ou ter o melhor produto, é preciso saber como criar uma marca reconhecida pela personalidade. A partir disso, será possível vender não somente o item físico, mas também a ideia que a sua marca transmite aos consumidores.

Coronavírus e marketing digital: como agir em tempos de crise?

É esperado que. em situações como a atual, a  demanda por produtos e serviços diminuam em alguns ramos. Por isso, o marketing vai atuar ajudando na propagação e divulgação da sua empresa, para que os futuros leads tenham conhecimento sobre ela e a contatem posteriormente, após a quarentena.

O coordenador de planejamento de mídia da agência de marketing digital de performance Ghfly, Sérgio Chereneski, afirmou que “o consumo digital aumentou consideravelmente em tempos de coronavírus”. Portanto, esse é o momento ideal para investir em redes sociais como Instagram e Facebook: continue ativo e não deixe de produzir conteúdo. Faça posts sobre seus serviços, promova vídeos explicativos de curta duração, para divulgar amplamente o seu negócio.

O uso de ferramentas como os famosos stories são perfeitos para serem usados no dia-a-dia. Devido à sua praticidade, são apreciados por uma grande quantidade de pessoas – faça perguntas e enquetes para gerar uma interação direta com seus seguidores.

É necessário, nesse momento, destacar porque o seu produto é importante. Entretanto, é preciso ser feito de forma cuidadosa, para que essa ação não seja vista como oportunista ou sem empatia. Além disso, deve-se pensar se é possível realizar uma experiência alternativa do seu serviço que se adapte a essa situação, como reuniões virtuais, por exemplo. Dessa forma, sua empresa continuará engajada com o cliente e, dependendo, continuará oferecendo os seus serviços.

Marketing Digital

Ferramentas mais usadas pelo marketing digital

O marketing digital é fortemente atrelado às mídias sociais e a internet, serviços que possuem um alcance global na atualidade. Para que o uso do meio digital tenha um efeito positivo para a sua empresa, é necessário conhecer o seu público-alvo. Uma ferramenta bastante utilizada é o Google Analytics, na qual é possível compreender o comportamento daqueles que acompanham o seu site, podendo assim avaliar o marketing e o conteúdo da empresa.

Uma plataforma bastante utilizada para a administração de sites e principalmente, blogs é o WordPress.  Essa plataforma, dispõe de variados temas para você personalizar o seu site, além de te permitir acesso às páginas mais vistas do seu site e a formulários de contato.

Para a criação de e-books recomenda-se o Beacon e o Trakto, que contam com templates prontos para que você crie sem dificuldades. Já para a criação de infográficos, é possível criá-los facilmente com o Infogram e o Piktochart, que possuem modelos prontos para que você não precise necessariamente de um designer.

Não podemos esquecer das plataformas mais acessadas por pessoas de todas as idades atualmente, principalmente em tempos de quarentena: as redes sociais. Elas são muitas vezes a fachada e a porta de entrada do lead para a sua empresa. Portanto, saber como apresentá-las da maneira correta pode ser crucial para conquistar o público e podem ser grandes aliadas em momentos de crise.

Marketing Internacional

O marketing internacional como uma inovação durante uma crise

O marketing internacional é o seu visto de entrada para expandir cada vez mais o seu mercado para além de nossas fronteiras. Assim como em uma estratégia básica do marketing em geral, ao pensar em internacionalizar a sua marca, é preciso definir e se adaptar ao público em que sua empresa pretende atingir. Países diferentes requerem estratégias de marketing diferentes. Por isso, pesquisar sobre o país para o qual você pretende expandir a sua marca é essencial para definir o público alvo e a “persona” que quer converter à consumidor.

Verificar se existem implicações culturais ao inserimento de sua marca em outra região ou se há uma concorrência grande que implicaria em seu sucesso, também são de grande importância na avaliação do lugar pretendido. A função social de uma marca é muito importante, afinal: qual é a imagem que sua empresa transmite?

O marketing tem se tornado cada vez mais flexível no que diz respeito aos meios de comunicação e saber qual mecanismo adotar frente a uma crise é o diferencial para conseguir driblar suas dificuldades. Dessa forma, atrelar o marketing internacional ao digital é uma excelente alternativa para não estagnar o seu negócio. Dito isso, qual é o seu diferencial?

 Através de planos de marketing, é possível que sua empresa adquira vantagens como:

  • reconhecimento internacional de sua imagem
  • alavancar sua marca nacionalmente através da credibilidade de uma internacionalização
  • alcançar novos mercados consumidores alternativos 

A inserção no meio digital pode ser complicado no início, tanto pela quantidade de ferramentas, quanto pelo tempo despendido. Mas não se preocupe, caso queira ter uma atenção personalizada, a Argos pode te ajudar! Temos uma gama de serviços que se adaptam às necessidades de seu negócio. Aqui estão alguns deles: Prospecção de Mercado,  Análise de Cenário, Internacionalização.

Quem escreveu:

Larissa Mombrini

Consultora de Marketing

Rebeca Teixeira

Consultora de Marketing

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *