O mercado dos Estados Unidos para empresas

mercado dos Estados Unidos

Para as empresas que buscam o mercado externo como forma de melhorar os seus resultados, investir nos Estados Unidos tem tido uma atratividade peculiar. O porquê tem tudo a ver com a nossa cultura de negócios e as oportunidades que esse passo pode trazer.

A internacionalização de empresas tem crescido como via de expansão dos negócios brasileiros. A busca por novos mercados, que pode diminuir a dependência da sua empresa dos ciclos econômicos, se mostrou também como uma forma segura de aumentar o prestígio da sua marca, impulsionando até mesmo os consumidores nacionais a se voltarem para o seu produto ou serviço. Assim, até mesmo a pesquisa da Apex-Brasil, “Internacionalização das Empresas Brasileiras”, demonstrou que os negócios que se voltam para a exportação ou internacionalização têm tido maiores resultados em crescimento e faturamento. A decisão por tomar esse passo tem os seus requisitos e, como resultado, podemos observar que o mercado estadunidense é um destino preferencial.

Quais as atratividades desse mercado?

A primeira e mais visível delas é que os Estados Unidos possuem o maior mercado consumidor do mundo. Por si só, esse país acumula altos níveis de consumo familiares, mas ainda é vantajoso por possuir acordos de comércio com muitos outros países. Assim, além de atingir um dos países mais populosos do planeta, o seu negócio ainda entra numa plataforma de exportação para outros mercados.

paying-1438142_1920

Para quem deseja internacionalizar, os EUA oferecem uma infraestrutura extensa e de qualidade, o que permite aproveitar a abundância de recursos materiais de que o seu território dispõe e ter uma alta mobilidade. Ademais, a mão-de-obra é qualificada, flexível e entendida como uma das mais produtivas do mundo. É visível ainda que, em relação ao Brasil – onde isso é uma questão muito discutida –, as cargas tributárias são mais baixas. Essas são condições que beneficiam os empreendedores como poucos outros países, especialmente por aparecerem em conjunto.

Os Estados Unidos são um país que estimula a concorrência do livre-mercado e, assim, não faz distinção entre o investimento interno ou externo. Esse é um fator importante, por ser este o mercado financeiro mais desenvolvido do mundo, contanto, portanto, com fácil acesso a capital devido à vasta rede de fontes de financiamento.

CONHEÇA A SelectUSA

Um exemplo claro da receptividade estadunidense ao investimento externo é o SelectUSA, um programa do governo que incentiva a entrada de empresas estrangeiras no país. Voltado tanto para grandes quanto para pequenas e médias empresas, esse programa promove reuniões que visam conectar empreendedores e promover o mercado americano como próximo destino dos investimentos. Isso porque, segundo eles entendem, existe uma relação de duplo benefício, na qual você promove o seu produto e/ou serviço e, em contrapartida, gera trabalhos para os estadunidenses.

Abaixo, você pode ver uma breve apresentação do programa:

O brasileiro, em especial...

Existem alguns aspectos que geram grande confiança no investidor brasileiro, quando deparado com a possibilidade de expandir sua empresa para o mercado americano. Um deles é que a cultura de inovação e empreendedorismo que existe nos Estados Unidos é muito parecida com a brasileira. Mas por que isso é importante? Ao conhecer essas bases, o empresário consegue ter maior conhecimento do espaço que ocupará e, assim, maior segurança para escolher as suas estratégias de expansão.

Outra característica chave é a forma de negociar, a qual é bastante similar nos dois países. Não existindo grandes abismos na cultura de negociação, as transações tendem a acontecer com maior fluidez e sem grandes mal entendidos – o que faz toda a diferença na busca de parceiros e fornecedores, por exemplo.

Então, por que esperar para aproveitar todas essas vantagens? Se você deseja expandir o seu negócio para os Estados Unidos ou, ainda, aproveitar outras oportunidades, entre em contato com a gente! A consultoria da Argos é feita de forma personalizada e busca trazer o máximo do potencial da sua empresa.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?