Qual a diferença entre nacionalidade e cidadania?

Entre a dupla nacionalidade e a dupla cidadania, muitas pessoas se deparam com uma grande dúvida: há diferença entre as duas? Se sim, quais são essas diferenças? Pensando nessas questões, vamos explicar alguns pontos importantes.
Em primeiro lugar: não, cidadania e nacionalidade não são sinônimos. Muitos brasileiros, por exemplo, podem tirar a dupla nacionalidade portuguesa ou italiana, mas não a cidadania desses países. Isso acontece porque é possível ser nacional e não ser cidadão. Mas qual é essa diferença fundamental, afinal?
A nacionalidade é definida pelo vínculo histórico e cultural com um país, compartilhado por um grupo de pessoas, e é possível ser nacional de um país por duas maneiras principais: pelo nascimento ou tendo familiares que nasceram lá. É por essa razão que é possível ter dupla (ou múltiplas) nacionalidades – já que algumas pessoas nascem em um país, mas seus ancestrais nasceram em outro.
A cidadania, entretanto, é mais abrangente, pois se constitui pelos direitos e deveres civis e políticos que um indivíduo tem para com determinado Estado, como o voto. É por isso que, apesar dos dois conceitos serem usados de maneira intercambiável, na prática, alguns nacionais não são cidadãos. A lei de cada país é a melhor fonte para compreender quem é considerado cidadão ou não, pois isso pode variar de acordo com a região.
Em geral, nacionalidade e cidadania não podem ser confundidas. En­quanto a nacionalidade evidencia o elo entre o indivíduo e o Estado, a cidadania representa a titularidade dos direitos políticos. A nacionalidade é, portanto, um requisito para ser cidadão, mas a perda dos direitos políticos não suprime a condição jurí­dica de nacional. Se você ainda tem dúvidas quanto aos conceitos, separamos um vídeo que pode ajudá-lo a melhor compreendê-los:
Nesse sentido, na Argos Consultoria Internacional nós realizamos consultoria de Dupla Nacionalidade, ou seja, te orientamos sobre como demonstrar esse vínculo histórico e cultural para com outro país. Oferecemos o serviço para Portugal, Espanha, Itália e Alemanha.
Marque uma reunião conosco para conversar sobre o seu caso! Temos soluções personalizadas para você! Entre em contato através das redes sociais, do e-mail [email protected] ou número (21) 98404-9079.

Fontes:

https://www.eurodicas.com.br/diferenca-entre-nacionalidade-e-cidadania/

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/dupla-nacionalidade

Manual do candidato: noções de direito e direito internacional / Alberto do Amaral Junior; apresentação do Embaixador Georges Lamazière. – 4. ed. atual. – Brasília : FUNAG, 2012

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *