Dicas de relacionamento com o cliente na pandemia

Quer algumas dicas para manter um bom relacionamento com o cliente durante a pandemia do Coronavírus? Separamos algumas ideias importantes para você neste artigo! É importante ressaltar que independente de você possuir um negócio ou não, todos somos em algum momento consumidores e sabemos de nossas dificuldades como tal. Então, que tal aprender a entender melhor o seu próprio consumidor em meio a essa situação?

As formas de se medir os impactos da pandemia ao redor do mundo são inúmeras e muito distintas umas das outras. Afinal, fatores como: economia, saúde e bem-estar estão sendo afetados de diversas maneiras e em países diferentes. A partir disso, é preciso colocar as nossas necessidades em um funil de impacto. Como isso tem afetado o mundo? O Brasil? A minha cidade? O meu negócio? E finalmente, a minha vida?  

Com base nessas respostas, pode-se traçar o caminho inverso, realizando pequenas medidas que melhorem a sua vida, na medida de seu raio de alcance. Essa analogia é uma forma de entender o seu consumidor, pois o mesmo acontece com ele nesse momento, as prioridades individuais estão sendo colocadas à frente de qualquer outra situação.

Portanto, um papel importante que uma empresa deve fazer para estreitar essa relação, é se mostrar a par de suas necessidades, ter empatia pela situação e criar laços de confiança. Isso tudo, irá perdurar mesmo após o fim da crise e sua empresa será mais reconhecida pelo bom relacionamento com o cliente. 

1- Explore as redes sociais

O relacionamento com o cliente é a chave para qualquer negócio, tanto na venda de produtos e principalmente na prestação de serviços. Sendo assim, as redes sociais são uma opção bastante eficiente para aproximar essa relação! Torne sua comunicação acessível, ouça seus clientes, peça feedbacks e transmita a sua preocupação com o bem-estar de cada um.

O primeiro passo, é identificar o seu público-alvo e o perfil do consumidor. Além disso, é preciso saber em quais plataformas eles mais se encontram e como interagem. É no Instagram, Facebook, no seu site? Então, comece a criar um cronograma de conteúdos interativos, informativos e que sejam interessantes ao seu consumidor. Assim, o seu nome ficará no inconsciente das pessoas, para que elas procurem sua página quando precisarem dos seus serviços.

Saber a plataforma que gera mais engajamento para o seu negócio é extremamente importante, para que você possa se aprofundar em suas especificidades e consiga converter seu tráfego de acesso para possíveis compradores. A partir da análise de dados, horários, perfil do cliente e entendendo a trajetória dele até o seu canal de comunicação, será possível traçar estratégias mais eficientes e de maior alcance. Para isso, tente usar uma das ferramentas mais conhecidas do Google para tal, o Analytics

2- Invista no marketing digital

marketing digital, pandemia, relacionamento com o cliente

Todos esperam que em situações de crises como a que vivemos atualmente, a demanda de consumo diminua, tanto na prestação de serviços, quanto na venda de produtos. Logo, é exatamente nesse contexto que o marketing digital surge como alternativa, ajudando na divulgação virtual da sua empresa durante a pandemia do Coronavírus. Sua vantagem, é que isso pode ser feito de forma gratuita, através da produção de conteúdo ou apenas se mostrando mais presente em suas redes de conexão já existentes.

Além disso, esse é o momento ideal para começar a promover de forma mais concisa a imagem de sua empresa. Entender e divulgar quais são os princípios e objetivos de sua marca. Mais do que objetivo claro de lucrar, é de extrema importância se promover de forma cuidadosa por conta desse momento delicado. Uma dica valiosa é: tenha em mente que transmitir empatia pela a situação de seus clientes, pode ser um grande passo de se diferenciar de seus concorrentes. 

Assim, você pode agregar cada vez mais “valor” ao seu produto. Diferente do “preço”, o valor é aquilo que transmite ao cliente as vantagens de se adquirir o que você oferece. O valor de um produto denota a relevância dele para a vida de quem o consome, dessa forma, é possível deixar claro ao consumidor que ele não estará apenas gastando dinheiro com a compra, mas sim realizando um investimento. Portanto, não basta só oferecer o melhor serviço ou ter a melhor qualidade de produto ou de preço competitivo, é preciso, além disso, se tornar uma marca reconhecida pela personalidade. 

Em algum momento essas ideias podem parecer abstratas, certo? Mas não se preocupe, é possível acessar de forma gratuita na internet conteúdos e ferramentas para começar ou impulsionar suas campanhas! Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira outras dicas em nosso artigo: Marketing Digital: uma saída para a crise.

Então vamos a mais algumas dicas rápidas!

ideias, insight, relacionamento

3 - Mostre compreensão no relacionamento com o cliente!

Lembra das prioridades que dissemos no início no artigo? É sobre isso que falaremos agora: com muitos consumidores preocupados com pagar suas contas e cumprir com suas responsabilidades, é importante que as empresas do setor financeiro ofereçam maior flexibilidade à seus compradores. 

Através de promoções, parcelamentos e/ou adiamento de pagamentos, será possível possibilitar mais estabilidade ao cliente, sem necessariamente perdê-lo. Logo, criar um canal de atendimento desde o início da compra, até a entrega do produto ou serviço, é essencial para fazer com que seu consumidor se sinta acolhido pela sua empresa. Por consequência, você criará laços duradouros e honestos com seu público, que se estenderão até mesmo o fim da pandemia do Covid-19. 

4 - Adapte-se à pandemia!

A palavra da vez é: criatividade. Sempre deixando claro em suas plataformas que sua empresa se importa com o bem-estar e então, adapte o marketing, a venda, a campanha e não necessariamente o produto. Dessa forma, é essencial estudar cada vez mais o perfil do consumidor e se por acaso o seu produto puder exercer funções diferentes, de acordo com determinado segmento de público, faça-o. 

Não tenha medo de propor novas alternativas e saiba que esse é o momento em que você pode errar. Afinal de contas, ninguém nunca enfrentou, na atualidade, uma crise sanitária global como a do Coronavírus antes para nos dizer o que fazer. É por isso que a sua estratégia pode vir a se tornar a diferencial entre a concorrência! 

As pessoas são a essência dos pequenos e médios negócios e saiba que esse é o momento certo para conciliar o papel comercial e social de seu negócio. 

5- Estabeleça uma comunicação rápida com o cliente!

Reúna sua equipe de marketing e faça com que ela seja a mais acolhedora possível, ou se organize para ouvir opiniões e esteja aberto para receber novas ideias. Determine estratégias para aprimorar a sua comunicação com os seus consumidores e estreite o diálogo dentro das áreas da própria empresa, para poder estabelecer medidas de relacionamento com o cliente mais eficazes durante a pandemia. 

Converse com seus clientes, faça ligações e não demore para responder e-mails. Afinal, esse ainda é o meio de comunicação corporativa mais utilizado atualmente. É preciso que a comunicação seja constante, tanto para se manter atualizado da situação de seu público, quanto ao contrário. Isso traz certa tranquilidade para as pessoas, pois medidas concretas trazem uma sensação de segurança e fortalecem o seu relacionamento com o cliente. Assim sendo, procure entender, também, essas dificuldades e encontre maneiras de ajudar, sempre que possível.

A Argos não fica de fora dessa, temos tentado nos manter sempre atualizados e cada vez mais informados sobre a pandemia que vivemos. Por isso, estamos produzindo uma série de conteúdos informativos e interativos em nossas redes e em nosso blog, não deixe de nos acompanhar! Deixe seu comentário, uma mensagem ou um feedback!

Aqui vão alguns de nossos serviços que possam interessar: Pesquisa de FornecedoresAnálise de CenárioProspecção de Mercado.

Quem escreveu:

Larissa Mombrini

Consultora de Marketing

Tags: , , , ,

7 comentários

  1. Bruna Reis disse:

    Excelente conteúdo e muito bem escrito!!

  2. Amanda Rêgo disse:

    Eu adorei o post! Aposto que servirá como um excelente guia para todos que sentirem dificuldade em momentos de crise! O marketing da Argos está de parabéns! Muito orgulho da equipe!

  3. Gabriela Cunha disse:

    Uma ótima leitura!! As dicas foram muito boas!

  4. Julia Marrocos disse:

    Informações super necessárias! Amei as dicas

  5. Francyne Motta disse:

    Post muito informativo. Muito obrigada!!!

  6. Renata Lannes disse:

    Parabéns pelo artigo! Muito bem pontuado, tenho certeza que vai ajudar inúmeras instituições.

  7. Maria José Silva Sousa disse:

    Adorei o conteúdo, muito interessante e cheio de dicas importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *