Feiras Internacionais são palcos para oportunidades de inovações para pequenas e grandes empresas. Nunca ouviu falar delas? Acompanhe esse artigo da Argos para conhecer esses eventos que ocorrem ao redor do globo.
O QUE SÃO AS FEIRAS INTERNACIONAIS?
As feiras internacionais são encontros estratégicos em que empresas, profissionais, investidores e consumidores de diversos setores econômicos se encontram para promover produtos, apresentar inovações, estabelecer alianças comerciais e aumentar redes de contatos. Essas conferências acontecem em diversos países e abrangem setores como tecnologia, agronegócio, moda, alimentação, beleza e entretenimento, criando um ambiente dinâmico e atrativo para negócios e troca de conhecimento.
No entanto, é interessante destacar que, além das feiras internacionais, existem também feiras nacionais muito importantes, essenciais para a economia, e oferecem inúmeras oportunidades tanto para empresas como para empreendedores.
COMO A ORGANIZAÇÃO FUNCIONA?
Esses eventos funcionam como grandes plataformas de negócios, networking e inovação, reunindo expositores, compradores e investidores de diversos setores da economia para impulsionar oportunidades comerciais e tecnológicas. Normalmente, as feiras são divididas por temas, com estandes de apresentação de produtos, serviços e soluções inovadoras ao público visitante.
Além dos espaços de exposição, muitas feiras oferecem palestras, painéis, workshops e rodadas de negócios, onde especialistas e líderes do setor discutem tendências, regulamentações e inovações tecnológicas. Ademais, vale ressaltar que algumas feiras são abertas ao público em geral, enquanto outras são restritas a profissionais da área, gerando um ambiente especializado e voltado para negócios.
QUAL O OBJETIVO DO EVENTO?
Os países anfitriões das feiras recebem forte investimento estrangeiro, desenvolvimento turístico e de negócios e podem assim fortalecer sua posição da economia local no mundo. Além de permitir o desenvolvimento de estratégias que impulsionam a inovação e competitividade, dessa forma as empresas locais podem acompanhar as tendências nacionais.
Além disso, as empresas dos países visitantes aproveitam as férias para que assim tenham acesso a novos mercados e possam apresentar seus produtos para um grupo especializado no setor. Paralelamente, para pequenas e médias empresas, a participação neste evento também serve como um palco vital para aumentar a exposição e abrir portas para receitas internacionais, abrindo caminho para a expansão e o crescimento sustentável.
BENEFÍCIOS DA PARTICIPAÇÃO
Ao engajar com uma feira internacional, seja participando ou visitando, tanto as empresas consolidadas quanto microempreendedores têm a oportunidade de embarcar numa jornada de benefícios, ao terem oportunidade de desenvolvimento de mercado, inovação e crescimento. Assim, as grandes corporações ao participarem do evento podem consolidar seu nome no cenário global, desenvolver relações com clientes e parceiros estratégicos, monitorar as tendências do mercado e a concorrência geral. Além disso, a ida a feiras proporciona a oportunidade de apresentar novos produtos e serviços a um público bastante instruído, aumentando a visibilidade de uma forma mais assertiva.
Outrossim, para microempreendedores e pequenas empresas, as feiras internacionais são um grande palco de visibilidade e crescimento, possibilitando explorar um mercado mundial que de outra forma não seria alcançado. Nesse escopo, os eventos se tornam um meio para lançar produtos e serviços, estabelecer contatos estratégicos ao redor do mundo e receber feedback direto de consumidores e profissionais.
Nesse viés, um exemplo recente é a International Production & Processing Expo (IPP) que foi realizada em janeiro nos Estados Unidos e reuniu novamente milhares de profissionais e empresas da produção e processamento de alimentos. A feira permitiu novas parcerias comerciais, a introdução de inovações tecnológicas e a consolidação do setor agroindustrial em nível global. Dessa forma, há grandes benefícios em assistir e participar desses eventos, aproveitando o networking, o aprendizado e o desenvolvimento de negócios que podem ser obtidos no ambiente dinâmico das feiras internacionais e nacionais.
EXEMPLOS DE FEIRAS INTERNACIONAIS EM 2025
No Brasil:
- Fruit Attraction São Paulo
– Data: 25 a 27 de março de 2025
– Local: São Paulo, Brasil
– Setor: Hortifrutícola
- Gamescom LATAM 2025
– Data: 30 de abril a 4 de maio de 2025
– Local: São Paulo, Brasil
– Setor: Jogos eletrônicos
Internacionais:
- FUTURMODA
– Data: 12 e 13 de março de 2025
– Local: Elche, Espanha
– Setor: Componentes, curtumes, têxteis e maquinaria para calçado e marroquinaria
- SIAM 2025
– Data: 21 a 27 de abril de 2025
– Local: Mequinez, Marrocos
– Setor: Agricultura, alimentos e bebidas, maquinário do setor agrícola mundial.
- THAIFEX Anuga Ásia 2025
– Data: 27 a 31 de maio de 2025
– Local: Bangkok, Tailândia
– Setor: Alimentos e bebidas
QUEM ESCREVEU:
Tags: comércio exterior, comex, consultoria internacional, exportação, Informação, mercado internacional