A produção nacional de mel é uma importante atividade agropecuária que gera renda complementar para os pequenos e médios proprietários rurais e oferece diversas vantagens de sustentabilidade. No entanto, o baixo consumo nacional, que está atrelado ao baixo nível de renda e à falta de hábito de consumo no país, é um impasse para o crescimento da produção de mel natural brasileira.
Assim, nota-se que a média de consumo de mel brasileira é considerada baixa quando comparada com a média mundial, tornando a exportação de mel uma atividade mais vantajosa, visto que o mercado internacional está em constante expansão da cultura apícola. Sob esse viés, os EUA é o maior importador atual do mel brasileiro e vem se solidificando como principal parceira comercial do mel brasileiro há alguns anos.
A EXPORTAÇÃO E PRODUÇÃO BRASILEIRA DE MEL
A região Sul do país responde pelo maior volume de mel nacional produzido, contudo, o setor apícola nordestino voltou a crescer e se aproximou do patamar de produção obtido em 2011, ano anterior à seca.
Os apiários brasileiros possuem baixa produtividade quando se comparados com a média mundial. Segundo a Abemel, estima-se que o Brasil explora apenas 15% do potencial da flora apícola e que cerca de 350 mil apicultores participam desse setor, dos quais 90% praticam a agricultura familiar, com renda média anual de R$ 6 mil.
É importante ressaltar que o setor apícola obteve avanço considerável nos últimos anos, entretanto a participação do Brasil na produção mundial ainda é baixa.
CENÁRIO INTERNACIONAL APÍCOLA
Atualmente, os EUA é o maior responsável pela exportação de mel brasileira, tendo 72% do volume exportado (COMEX, 2022).
Concentrar toda a exportação em apenas um país pode ser uma preocupação, dado que caso haja algum impasse por parte do país importador, basicamente toda a produção ficará no Brasil e culminará em danos ao apicultor que não terá o que fazer com o produto.
De acordo com a FAO (Food and Agriculture Organization), a China é o maior exportador e produtor mundial de mel, tendo sido responsável por 24% de todo o mel produzido mundialmente em 2019, porém teve sua produção prejudicada em decorrência da pandemia.
Atualmente, 139 países compõem um bloco que produz mais de 60% do volume mundial de mel natural, sendo a China o maior produtor e exportador atual, com até 50 kg ano-1 por colmeia.
LEGISLAÇÃO PARA A EXPORTAR
QUER EXPORTAR? A ARGOS PODE TE AJUDAR!
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o mercado internacional de mel, é o momento de começar a pensar em exportar seu produto!
A Argos Consultoria Internacional é uma Empresa Júnior com mais de 10 anos de mercado e que já auxiliou diversas empresas a desenvolver e expandir seu negócio. Oferecemos para micro, pequenas e médias empresas o suporte necessário para uma internacionalização segura e lucrativa através de serviços personalizados de consultoria.
Clique aqui para conhecer nossos serviços!
Quem escreveu:
Tags: analise de cenario, comércio exterior, comex, exportação, exportação de mel, mel, mercado de mel, mercado internacional de mel