O Mercado Brasileiro de Exportação de Frutas


O Brasil é atualmente o terceiro maior produtor e exportador de frutas no mundo. Essa posição foi conquistada por inúmeros fatores, como a qualidade das frutas exportadas, o clima propício para o crescimento, e uma base científica muito bem estabelecida, a qual propicia e fomenta esse tipo de comércio.

Além disso, mesmo exportando apenas em torno de 3% da produção (Savilog, 2022), ainda consegue garantir uma quantidade significativa de lucro, tornando esse tipo de exportação muito importante para sua economia.

 

 

A EXPORTAÇÃO DE FRUTAS E A COVID-19

Ao contrário do que é pensado pelo senso comum, a pandemia não foi responsável pela diminuição das exportações de frutas no Brasil. Inicialmente, houve um entrave na possibilidade de exportação advindo das quarentenas e bloqueios comerciais (Abrafrutas, 2020). Entretanto, após a vitamina C ter sido fortemente propagada como importante para elevar a imunidade, as frutas cítricas sofreram um relevante aumento em sua exportação. De acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a tangerina teve um aumento de 158% no primeiro semestre de 2020.

Além disso, no ano de 2021, o Brasil bateu um recorde de exportação de frutas, chegando a 1,2mi de frutas exportadas, as quais levaram a uma receita de 1,06bi. Esses valores expressivos correspondem a um aumento de 18% e 20% respectivamente. A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados) afirma que dois dos fatores relevantes para esse aumento foram o clima propício para a agricultura e a busca por alimentos mais saudáveis, as quais também foram mencionadas anteriormente.

Ademais, a associação também afirma que a valorização do dólar e do euro em relação ao real fez com que as frutas se tornassem mais acessíveis para os principais importadores desse produto, aumentando consequentemente sua exportação. Sendo assim, mesmo com os entraves alfandegários e as quarentenas, torna-se possível notar que o efeito da pandemia na exportação de frutas brasileiras foi positivo.

AS MAIORES DIFICULDADES DA EXPORTAÇÃO DE FRUTAS NO BRASIL

Como dito anteriormente, o aumento do dólar e o clima podem ser fatores positivos para a exportação de frutas. Por outro lado, também são elementos cruciais para a diminuição desta. Isso acontece principalmente porque a valorização do dólar leva a um aumento dos custos de produção, diminuindo consequentemente os lucros.

Além disso, em períodos de fortes chuvas há um significativo prejuízo e dificuldade no que tange a exportação de frutas. De acordo com a Abrafrutas, no primeiro semestre de 2022, a exportação de frutas como manga, maçã e uva sofreu bastante devido às fortes chuvas do período (CNN, 2022).
Também é importante acrescentar que por mais que o Brasil produza toneladas de frutas, quase toda a quantidade produzida é consumida internamente.

Tendo isso em vista, caso haja uma política para o aumento da porcentagem dos produtos exportados, poderia também abrir possibilidade do aumento da receita adquirida com esse tipo de exportação. Outrossim, é importante salientar a importância dos trabalhos científicos nessa área, principalmente quando possuem incentivo estatal e empresarial, pois podem levar a um maior conhecimento na área da agricultura e da economia, com ênfase no comércio exterior.

 De acordo com Jorge Souza, antigo diretor técnico e atual consultor da Abrafrutas, a pesquisa nacional é um dos pontos cruciais para o desenvolvimento da exportação de frutas, sendo assim, quando não há incentivo a esse tipo de pesquisa, pode haver um prejuízo na área a longo prazo.

Por fim, Jorge Souza também afirma que os transgênicos são muito relevantes para o tema da exportação. Para ele, é necessário que haja um maior estudo da área a fim de usar essa tecnologia para expandir a quantidade de países que importam as frutas brasileiras, com foco principalmente na Ásia. Por outro lado, o fomento dessa tecnologia muitas vezes leva à monocultura, o que pode prejudicar seriamente as plantações, como aconteceu no Acampamento Marielle Franco, Maranhão em 2021 (Brasil de Fato, 2021).

Quer começar a exportar? A Argos pode te ajudar!

Agora que você conhece mais sobre o potencial do mercado de exportação de frutas brasileiras, é a hora de começar a pensar sobre como exportar seu produto!


A Argos Consultoria Internacional é uma empresa júnior com mais de 10 anos de experiência no mercado que já auxiliou diversas empresas a desenvolver e expandir seus negócios. Por meio de nossos serviços personalizados de consultoria, oferecemos para micro, pequenas e médias empresas o suporte necessário para uma internacionalização segura e lucrativa!

Clique aqui para conhecer nossos serviços e no Whatsapp disponível no canto direito da tela para realizar o seu diagnóstico GRATUITO!

Iane Naira

Consultora de Adm-Fin

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × quatro =

Enviar
Faça seu diagnóstico gratuito!
Scan the code
Argos Consultoria Internacional
Envie uma mensagem para um de nossos consultores fazer o seu diagnóstico gratuito 😊