O Mercado Brasileiro de Exportação de Joias


O mercado brasileiro de joias, assim como diversos outros setores da economia, foi impactado nos últimos anos pela pandemia do vírus da COVID-19. O isolamento social desestimulou a compra de acessórios e o universo da moda, que dita as tendências e estimula a produção de mais e novos artigos de joias, sofreu um declínio. No entanto, segundo o estudo realizado pela Mordor Intelligence, o mercado de joias no Brasil tende a uma recuperação e um crescimento anual de 1,79% no período de 2022 a 2027.

A exportação e produção brasileira de joias

De acordo com os dados do Comexstat, as exportações brasileiras de joias, ourivesaria, seus artigos e outros artigos de matérias preciosas ou semipreciosas movimentaram cerca de R$156.150.000 no ano de 2022, apresentando um aumento de 6,7% em relação a 2021. Tais produtos ainda representam uma pequena parcela das exportações totais do Brasil, que apresenta-se como um país, majoritariamente, exportador de produtos primários. Porém, observa-se que o setor de joias brasileiras tende a crescer e recuperar-se dos impactos da pandemia nos próximos anos.

Apesar de não ser um dos principais países no mercado mundial de joias, o Brasil é internacionalmente conhecido pela diversidade e por ser uma fonte abundante de pedras preciosas. Nosso país é um dos grandes produtores de esmeraldas e um dos únicos a produzir matérias únicas como o topázio imperial e turmalina paraíba. É possível encontrar em seu território pedras preciosas e minerais tais como água-marinha, ametista, citrino, diamante, esmeralda, quartzo, rubi, safira e topázio, entre outros, que são utilizados e desejados por joalheiros ao redor de todo o globo.

No ano de 2022, a Alemanha foi o país que mais importou tais artigos do Brasil, com uma participação em cerca de 44% das nossas exportações. Em segundo lugar, destaca-se os Estados Unidos, com a atuação de 26,9%. As demais exportações brasileiras do produto destinam-se a uma variedade de países, sobretudo, na América, na Europa e na Ásia. Vale ressaltar, também, o desempenho dos estados brasileiros na exportação de joias. O Sudeste é responsável pela maior parte da produção das joias brasileiras, sendo São Paulo o líder do mercado, com a produção de cerca de 67,9% das joias brasileiras, e Minas Gerais, com 8,78%. O Sul do país também se destaca com o Rio Grande do Sul, que aparece com 20,1% da produção desses artigos.

Tendências e oportunidades do mercado brasileiro de joias

Segundo o relatório da Mordor Intelligence, durante a pandemia, os consumidores no Brasil adaptaram-se às compras virtuais, passando a comprar mais nas redes de varejo da internet e, consequentemente, gerando um aumento da procura por joias e o crescimento geral no setor. Dessa forma, as vendas online possuem um futuro promissor no mercado dos acessórios, em que os indivíduos sentem-se gradativamente mais confortáveis para comprar nas plataformas de comércio eletrônico.

Uma grande e crescente parcela dos consumidores deseja novas variedades e designs de joias, sobretudo as de marca, o que impulsiona o segmento de joias de luxo no mercado com uma preferência cada vez maior por pedras preciosas e minerais. Outra parte dos consumidores, porém, sensíveis ao preço, demandam por bijuterias, o que também soma-se às novas e acumulativas demandas do mercado.


No ano de 2020, os consumidores brasileiros demonstraram predileção por pedras coloridas, ouro branco e ouro rosé, ouro e prata. Observa-se, também, uma preferência cada vez maior dos compradores por joias de um material de qualidade, aquecendo o mercado de gemas e joias de marca. Assim, as lojas e empresas do mercado atualmente tendem a aplicar estratégias de venda que valorizem a qualidade de confecção dos seus artigos e conquistem a confiança do consumidor.

Quer começar a exportar? A Argos pode te ajudar!

Agora que você conhece mais sobre o potencial do mercado de exportação de joias brasileiras, é a hora de começar a pensar sobre como exportar seu produto!


A Argos Consultoria Internacional é uma empresa júnior com mais de 10 anos de experiência no mercado que já auxiliou diversas empresas a desenvolver e expandir seus negócios. Por meio de nossos serviços personalizados de consultoria, oferecemos para micro, pequenas e médias empresas o suporte necessário para uma internacionalização segura e lucrativa!

Clique aqui para conhecer nossos serviços e no Whatsapp disponível no canto direito da tela para realizar o seu diagnóstico GRATUITO!

Eduarda Dinau

Coordenadora de Projetos

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × quatro =

Enviar
Faça seu diagnóstico gratuito!
Scan the code
Argos Consultoria Internacional
Envie uma mensagem para um de nossos consultores fazer o seu diagnóstico gratuito 😊