Os 5 principais erros cometidos ao exportar sem uma consultoria

A exportação de produtos brasileiros está se tornando cada vez mais comum e alcançando mais pessoas e empresas, até mesmo as menores. Entretanto, muitos decidem entrar nessa atividade sem um direcionamento profissional e acabam cometendo alguns erros que poderiam ser evitados. Assim, falaremos abaixo 5 principais erros que ocorrem ao exportar e como a Argos Consultoria Internacional pode auxiliar nesse processo!

1-NÃO TRATAR A EXPORTAÇÃO COMO PRIORIDADE

Esse primeiro erro normalmente aparece nas empresas na forma do pensamento de que os gastos necessários para realizar as exportações são muito altos e não fazem sentido. Porém, é preciso encarar esse passo como um investimento, que resultará no crescimento e maior visibilidade da empresa no mundo.

2-NÃO TER UM BOM PLANEJAMENTO

O segundo ponto que trazemos é de extrema importância para o exportador. Isso porque com um planejamento falho, muitas vezes a empresa acaba por ter custos grandes e que poderiam ter sido evitados caso houvesse pensado em todos os detalhes previamente. Sabemos o quanto isso pode ser exaustivo e a Argos te ajuda no processo com os serviços que falaremos ao longo do artigo.

3-SER NEGLIGENTE COM A LEGISLAÇÃO

O terceiro principal erro ao exportar é não se atentar às regras e leis, tanto do Brasil como do país para o qual se deseja exportar. Isso apresenta várias implicações, que variam desde a escolha errada para as embalagens dos produtos até a falta de licenças necessárias para realizar as ações. Ainda, esse erro pode atrasar a exportação e aumentar os gastos, caso as decisões sobre a logística também estejam equivocadas. Mas não se preocupe! Com o auxílio certo e com muita atenção, isso tudo pode ser evitado e o processo tornado menos assustador!

4-NÃO REALIZAR UMA ANÁLISE COMERCIAL ANTES

A Argos Consultoria apresenta o serviço de análise comercial e ele te auxilia a evitar inúmeras complicações, além de promover maiores chances de sucesso na exportação! Isso se dá pelo fato de que muitas empresas cometem o erro de não se atentar à cultura do país para onde estão exportando e assim perdem enormes chances e capital também. O serviço que oferecemos se caracteriza por uma análise dos possíveis compradores, do mapeamento dos hábitos de consumo e conta até mesmo com uma esquematização dos concorrentes no país de destino! Tudo isso para facilitar sua vida! 😉

5-NÃO FAZER UM ESTUDO DE MERCADO PREVIAMENTE

O último erro mais comum cometido ao exportar sem uma consultoria que trazemos nesse artigo é a falta de um estudo de mercado antes de começar propriamente a exportação. Esse serviço também faz parte da cartilha de comércio exterior da Argos e consideramos ele essencial, e vamos te mostrar o porquê! Nosso estudo de mercado possui uma análise do mercado nacional (sim!) para entender se há um crescimento nas exportações brasileiras do produto, uma análise do mercado internacional para compreender as tendências mundiais e diagnosticar qual região do globo será mais vantajosa para a empresa e também um mapeamento das possíveis interferências (clima, crises, etc) e do público-alvo, tudo para a decisão de exportar ser a mais fácil e segura possível!

Se interessou pelos nossos serviços? Entre em contato com o nosso time e agende uma reunião para nos contar sua história e seus sonhos!

QUEM ESCREVEU:

Júlia Moraes

Júlia Moraes

Diretora de Projetos

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + cinco =

Enviar
Faça seu diagnóstico gratuito!
Scan the code
Argos Consultoria Internacional
Envie uma mensagem para um de nossos consultores fazer o seu diagnóstico gratuito 😊