Qualidade de Vida no Trabalho

Definimos a Qualidade de Vida no Trabalho como todas as ações que podem ser promovidas pelo ambiente corporativo para levar o colaborador de uma empresa a melhora do seu rendimento profissional. A implementação da Qualidade de Vida no Trabalho na empresa busca não apenas motivar os funcionários, mas também proporcionar uma vantagem competitiva para a organização, ao realizar ações que visam criar um ambiente de trabalho saudável e agradável para seus colaboradores.

Em uma abordagem comportamental, a qualidade de vida no trabalho é vista como a humanização das relações de trabalho, trazendo o funcionário para participar das tomadas de decisões que impactem diretamente o seu desempenho.

Qual o objetivo da QVT?

Atualmente, diversas organizações estão engajadas em discutir e implementar o conceito de qualidade de vida no trabalho como uma forma de avaliar, planejar e adotar alternativas de produção que visam aumentar a satisfação, bem-estar e saúde de seus profissionais. Por trás dessas melhorias, encontra-se o objetivo de aprimorar os níveis de produtividade, eficiência, rentabilidade e capacidade de atrair e reter talentos.
Sabemos que uma parcela significativa da vida de uma pessoa é passada dentro do ambiente de trabalho, por isso, torna-se essencial que os indivíduos se sintam bem nele.

O salário não garante permanência na empresa: uma pesquisa da empresa, Glassdoor, realizada no ano de 2019 com profissionais brasileiros empregados, apontou que 61% das pessoas entrevistadas, afirmaram que se importam mais com a satisfação pessoal do que com salário para permanecerem em uma empresa.
E 77% afirmou que a cultura da empresa impacta diretamente na hora de aceitar o emprego ou não. A cultura organizacional de uma empresa compreende o conjunto de valores, tradições, hábitos e comportamentos que são incorporados no cotidiano de seus colaboradores e sócios.
A Great Place to Work, empresa de consultoria global que apoia organizações para obtenção de melhores resultados empresariais, constou que o objetivo da maioria das pessoas que buscam um novo emprego são: oportunidade de crescimento (44%); qualidade de vida (24%); remuneração e benefícios (14%); alinhamento de valores (14%) e por fim, a estabilidade financeira. Corroborando que alinhado a um bom salário, é essencial um excelente ambiente corporativo.

Como utilizar essa ferramenta em sua empresa?

Por meio dessa nova mentalidade, os responsáveis pela gestão de pessoas perceberam, portanto, que estavam diante de uma oportunidade que, em retribuição, trazia maior comprometimento e empenho por parte dos trabalhadores nas tarefas cotidianas. Dessa forma, a qualidade de vida no trabalho se transformou em uma ferramenta gerencial efetiva.

Sendo assim, algumas ações podem ser colocadas em prática para promover a melhoria do clima organizacional na sua empresa:

1- Direcionamento claro das atividades e responsabilidades do colaborador: uma comunicação assertiva é essencial para evitar mal-entendidos, confusões e interpretações equivocadas, promovendo um diálogo efetivo entre as partes envolvidas.
2- Promover o sentimento de pertencimento: envolver o colaborador nos projetos e decisões da empresa, é de suma importância o profissional “vestir a camisa da empresa” e se orgulhar disso.
3- Alinhamento de valores: vivenciar na prática os valores da empresa, eles estabelecem a base da cultura empresarial, refletindo sua identidade, crenças e princípios fundamentais.
4- Oferecer oportunidade de crescimento: promoções e programa de capacitação profissional, o que motiva o colaborador a se esforçar para se desenvolver dentro da empresa. Avalie a possibilidade de abrir o recrutamento interno, antes do externo.
5- Salários e benefícios justos e compatíveis ao mercado: a remuneração precisa ser suficiente para proporcionar qualidade de vida, um salário abaixo do mercado fará os funcionários buscarem novas oportunidades.
6- Programas de incentivo: realizar atividades para bater metas e recompensar os colaboradores.
7- Jornada flexível / Home Office: muitas vezes os colaboradores se deslocam por longas distâncias e enfrentam o estresse do trânsito apenas para “bater ponto” e realizar atividades que poderiam ser feitas de forma remota. Dar a possibilidade de o funcionário escolher os horários do expediente, promove uma relação mais saudável entre ele e o trabalho.
8- Conforto no ambiente: um local de trabalho limpo, com boa iluminação, temperatura confortável, tecnologia e móveis ergonômicos são indispensáveis para trabalhar com qualidade.
9- Atividades físicas: o benefício do gympass ou desconto em aulas de dança, crossfit, yoga… motivará o funcionário a cuidar de sua saúde física e impactará na sua produtividade no dia a dia.

É essencial que a QVT seja acompanhada constantemente, por meio de ações de endomarketing, indicadores de desempenho e realização de avaliações do clima organizacional. Além de promover reuniões entre gestores e colaboradores, incentivando a comunicação clara. É de suma importância incentivar o feedback e deixar o colaborador confortável para desabafar, sugerir melhorias e elogiar o ambiente corporativo.

Quais os benefícios de aplicar à sua empresa?

Aplicando a QVT, além de elevar os resultados e bater as metas, ocorrerá a redução do turnover, a taxa de rotatividade de funcionários em certo intervalo de tempo, e crescimento profissional dos colaboradores dentro da empresa.
Outro ponto é a melhoria na saúde física e mental dos funcionários, o que impacta diretamente no clima organizacional, na imagem corporativa e no aumento no nível de satisfação. Assim como, maior comprometimento com a empresa, o que diminui o absenteísmo, reduzindo o número de faltas e atrasos.

Portanto, é por meio de iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores que se ​​obtêm resultados ainda mais promissores ​​para os negócios.

É importante lembrar que o capital humano é um dos ativos mais valiosos de uma empresa. Quando os colaboradores estão motivados e inspirados, eles têm o poder de transformar a credibilidade da empresa tanto em relação aos concorrentes quanto a outros profissionais, e fazer os resultados alavancarem.

 

Maísa xavier

Consultora de Gestão de pessoas

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 2 =

Enviar
Faça seu diagnóstico gratuito!
Scan the code
Argos Consultoria Internacional
Envie uma mensagem para um de nossos consultores fazer o seu diagnóstico gratuito 😊