O Mercado de Exportação dos Calçados Brasileiros

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o setor calçadista brasileiro exportou de Janeiro a Setembro de 2022 mais do que o ano inteiro de 2021. Ao mesmo tempo, nesses meses, foram exportados 107,9 milhões de pares, que geraram um faturamento de US$990,35 milhões. Dessa maneira, é notório o crescente potencial da exportação de calçados brasileiros. Em síntese, vamos discutir sobre a importância desse setor para o comércio exterior, bem como as oportunidades que ele oferece para a internacionalização da sua empresa.

Exportação de Calçados do Brasil: Tendências e Oportunidades

O Brasil está posicionado em 4º lugar no ranking mundial de produção de calçados, atrás somente da China, Índia e Estados Unidos. Dessa forma, a alta oferta de matérias primas para a produção destes objetos em território brasileiro faz com que o Brasil tenha uma vantagem competitiva com relação aos demais. Além disso, a “brasilidade” expressa nos nossos calçados – especialmente sandálias e chinelos – é vista com bons olhos no exterior. Logo, traz maior valor agregado para esses produtos e nesse interím torna o nosso país ainda mais competitivo nesse setor. Em conclusão, as empresas que exportam ou desejam exportar calçados do Brasil têm grandes oportunidades de obter sucesso internacional com os seus produtos e diferenciais significativos com as empresas concorrentes nacionalmente.

Principais destinos da exportação de calçados brasileiros

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em 2021 o país que mais importou calçados originários do Brasil foram os Estados Unidos, importando cerca de 15,2 milhões de pares, o que representa 12,3% dos pares exportados pelo Brasil. Do mesmo modo, logo em seguida vem a Argentina, que importou 13,4 milhões de calçados brasileiros e da mesma forma obteve uma participação de 10,8% na exportação brasileira desse setor. Por fim, a Colômbia juntamente com o Paraguai ocupa o terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Como inserir a sua empresa no mercado de exportação de calçados?

Agora que você já conhece mais sobre o potencial do mercado de exportação de calçados brasileiros, enfim é hora de montar o plano de exportação para transformar a sua empresa em um empreendimento internacional.
A Argos Consultoria Internacional é uma empresa júnior com mais de 10 anos de mercado, assim também como já auxiliou diversas empresas a expandir os seus negócios. Da mesma forma, através dos nossos serviços de Estudo de Mercado, Diagnóstico Administrativo e Estudo Comercial, nós ajudamos na internacionalização e maior lucratividade do seu negócio no setor de calçados.
Faça o seu diagnóstico GRATUITO clicando aqui ou no Whatsapp disponível no canto direito da tela!

 

Quem escreveu:

Isabela Goulart

Consultora de Administrativo-Financeiro

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + 19 =

Enviar
Faça seu diagnóstico gratuito!
Scan the code
Argos Consultoria Internacional
Envie uma mensagem para um de nossos consultores fazer o seu diagnóstico gratuito 😊