Segundo Elisio Contini, pesquisador da Embrapa,de 2000 a 2020, o Brasil cresceu sua produção de grãos em 210%, enquanto que mundialmente o crescimento foi de 60%. Seguindo essa tendência, o Brasil deve se tornar, nos próximos anos, o segundo maior produtor de grãos do mundo, conforme pontua o presidente da ApexBrasil, Jorge Vianna.
E o aumento da produção deverá ser acompanhado por um aumento nas exportações: de acordo com o veículo público de notícias Agência Brasil, futuramente seremos os maiores exportadores de grãos do mundo, ultrapassando os Estados Unidos.
Exportação de milho
Recentemente, o Brasil alcançou uma marca histórica: superou os Estados Unidos e se tornou o maior exportador de milho do mundo, conforme aponta o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos(USDA). A última vez que isso aconteceu foi em 2013.
Para se ter uma ideia, nesta safra que se encerrou, a de 2022/2023, o Brasil exportou 56 milhões de toneladas de milho(equivalente a 32% das exportações mundiais), e os Estados Unidos, 41,277 milhões. Sem dúvidas, uma distância considerável.
Há algumas razões para isso ter acontecido. Primeiramente, os americanos passaram por uma intempérie climática que desfavoreceu o plantio e resultou no aumento de custos. Além disso, a China, um dos maiores compradores do produto, tem procurado mercados com preços mais competitivos e vantajosos(o Brasil, nesse contexto, ganhou especial atenção). O aumento da produtividade devido ao maior investimento em tecnologia e a crescente qualidade do milho brasileiro também foram fatores importantes.
Exportação de outros grãos
Se o Brasil tem se tornado cada vez mais proeminente na exportação de milho, isso também é verdade com outras culturas.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Arroz, no primeiro semestre de 2023, exportamos 823 mil toneladas de arroz(base casca), o que representou um significativo aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
E em relação ao farelo de soja, as previsões apontam que o Brasil ultrapassará a Argentina e se converterá em líder na exportação do produto, situação que aconteceu pela última vez há 20 anos, na safra 1997/1998. Isso deve acontecer porque houve uma redução na produção argentina, que teve suas lavouras prejudicadas por uma grande seca.
Os diferenciais do agronegócio brasileiro
Quer começar a exportar? a Argos te ajuda!
Aproveitar todo esse potencial das exportações brasileiras de grãos é, sem dúvidas, uma escolha inteligente para quem quer expandir seu negócio e auferir mais lucros.Porém, exportar não é fácil: são muitas as barreiras, sejam elas burocráticas, culturais ou até mesmo políticas.
Por isso, nós existimos! A Argos Consultoria Internacional é uma empresa júnior com mais de 10 anos de experiência no mercado que já auxiliou várias empresas a se expandirem. Buscamos dar suporte a micro, pequenas e médias empresas por meio de nossos serviços de análise comercial, estudo de mercado e diagnóstico administrativo.
Clique aqui para conhecer nossos serviços com mais detalhes e no WhatsApp disponível no canto direito da tela para realizar o seu diagnóstico EXCLUSIVO E GRATUITO.
Quem escreveu:
Tags: comércio exterior, comex, Cosméticos brasileiros, exportação, exportação de cosméticos, Internacionalização, procedimentos estéticos brasileiros