O ChatGPT e a Inteligência Artificial.

A cada dia que passa o mundo e a sociedade contemporânea se reinventam, se transformam e se modificam. A criação de novas tecnologias e a invenção de novas ferramentas e equipamentos que visam facilitar e otimizar a vida humana já virou rotina – a geração e o desenvolvimento da Inteligência Artificial é, se não o maior, um dos mais expressivos exemplos dessa realidade.

O que é Inteligência Artificial?

Em termos de definição, pode-se ter a Inteligência Artificial como um conjunto de sistemas computacionais que se utiliza de uma união de algoritmos que compreendem e interpretam o fluxo de entrada de dados e informações e acabam por resultar em respostas e soluções preditivas, ou seja, gera explicações por meio de informações que foram anteriormente já processadas.

A Inteligência Artificial teve seu marco de ascensão na década de 50, mais especificamente no ano de 1956, quando um conjunto de 10 pesquisadores se uniram em uma conferência conhecida como “Dartmouth Research Project on Artificial Intelligence” e incluíram a IA como um campo de estudo – foi durante essa conferência que o termo “Inteligência Artificial” foi introduzido.

Desde então, essa tecnologia tem ganhado, cada vez mais, espaço no cotidiano da sociedade contemporânea; tem alcançado âmbitos sociais, políticos e econômicos. Seu avanço e seu uso progressivamente popularizado tem levantado diversas questões e debates sociais sobre seus benefícios e malefícios ante ao corpo social; até porque, pode-se afirmar que ao tratar-se da IA, a população está diante de uma ferramenta dual que traz um grande número de benefícios, mas que também apresenta altos riscos e questões pontuais que refletem de forma negativa ante à sociedade.

Tais discussões e questões foram fomentadas com a ascensão do chamado “ChatGPT”.  

O CHATGPT E O SEU REFLEXO NA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI

O ChatGPT é um sistema de Inteligência Artificial que tem ganhado altíssima relevância e destaque pelo fato de possuir um livre acesso por toda a população. Este pode ser definido, de forma objetiva, como sendo um modelo de linguagem que foi criado por uma empresa estadunidense de pesquisa e Inteligência Artificial conhecida como “OpenAI”. Tal Inteligência Artificial é a representação da terceira geração do modelo GPT (Generative Pre-Trained Transformer)

O ChatGPT é tido como um transformador já previamente treinado e possui três principais habilidades: criar textos do zero e reformá-los; traduzir e reformular textos já existentes e ainda criar textos do início, com inspiração e embasamento em textos já criados.

É preciso notar que, ao disponibilizar livre acesso, a ferramenta em questão foi responsável por colocar a Inteligência Artificial nas mãos das pessoas; seu uso foi popularizado e tal fator passou a apresentar um poder de impacto e transformação social de altíssimo potencial – a sociedade do Século XXI presencia hoje um começo de uma revolução cognitiva.

A população atual está tendo um livre contato com uma tecnologia nova; que possui uma eficiência nova: uma eficiência que atende seus questionamentos e necessidades de forma instantânea – o ChatGPT foi programado diante de mais de 175 bilhões de parâmetros e comandos, ou seja, é capaz de processar, interpretar e responder uma quantidade imensurável de padrões.

Os impactos do CHATGPT Ante à Educação

Nenhuma ferramenta não é neutra, ela sempre vai trazer benefícios ou malefícios ao depender da forma que esta será usada, por exemplo, a faca – a faca pode ser usada para facilitar o cotidiano humano através de seu uso culinário, mas se usada com más intenções, pode ser, a arma de um crime; o instrumento é o mesmo, mas a forma de usar e o propósito de uso são diferentes.

O ChatGPT é uma ferramenta, e como todas as outras não é neutra e, consequentemente, terá um reflexo ante à sociedade condicionado à maneira com a qual será utilizado – isso pode ser facilmente exemplificado quando a discussão é pautada sobre o impacto que essa IA pode causar (e já tem causado) no âmbito educacional. Visto que o instrumento em questão apresenta a potencialidade de responder perguntas e formular textos instantaneamente, é indiscutível o fato de que se apresenta como um grande facilitador nos estudos e nas pesquisas acadêmicas – as informações chegam mais rápido e o acesso ao conhecimento se torna muito mais fácil e prático. 

Porém, a problemática se dá quando a Inteligência Artificial, por mais que tenha um altíssimo nível de armazenamento de dados e uma programação altamente avançada, disponibilize informações que, em primeiro momento, podem parecer corretas, mas estarem erradas; até porque, como já exposto, o ChatGPT formula respostas que são desenvolvidas pelo seu próprio sistema e não responde através da apresentação de dados e pesquisas (como por exemplo, o Google). O fato dos indivíduos criarem uma total e arriscada confiança no uso da IA, pode fazer com que suas respostas não sejam questionadas e que informações incorretas sejam tidas como factuais e verdadeiras. 

Para além disso, também é importante ressaltar que, apesar da facilidade apresentada pelo fornecimento instantâneo de respostas pelo ChatGPT, este não pode substituir o trabalho acadêmico de pesquisa, de apuração de estudos e o desenvolvimento de um conhecimento crítico por parte de toda a população que esteja ligada ao meio educacional, visto que isso geraria uma grande e irreparável perda e estagnação diante de toda a esfera acadêmica. 

Em suma, é preciso fazer o uso correto e adequado da Inteligência Artificial, caso a população queira que esta continue a refletir um benefício e um ganho tecnológico ante ao cotidiano da vida humana contemporânea; caso contrário, o que deveria refletir um avanço na sociedade do Século XXI, vai acabar por gerar um retrocesso e um atraso no desenvolvimento humano, em decorrência de um progresso tecnológico que não foi bem empregado.

Quem escreveu:

Raquel Medeiros

Consultora de Projetos

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − nove =

Enviar
Faça seu diagnóstico gratuito!
Scan the code
Argos Consultoria Internacional
Envie uma mensagem para um de nossos consultores fazer o seu diagnóstico gratuito 😊