5 dicas das grandes empresas para o seu RH

5 dicas das grades empresas para o seu RH

O RH é um setor que se desenvolve mais a cada dia, mesmo assim, alguns ainda não sabem da sua importância no planejamento estratégico de uma empresa.

No entanto, o RH possui atribuições essenciais, como por exemplo, balancear as necessidades dos colaboradores às demandas do mercado, realizar o recrutamento e seleção da empresa, estabelecer uma boa comunicação interna, além de promover a mudança organizacional. 

Aos poucos, esse setor tem se mostrado cada vez mais essencial, pois tornou-se claro que o capital humano é o diferencial competitivo dos negócios. Assim, muitas grandes empresas não perderam tempo, e apostaram no desenvolvimento de seus colaboradores como forma de obter sucesso. Elas não só conseguiram, como se tornaram referência no setor.  Portanto, nesse artigo, você poderá conferir 5 dicas para o seu RH, inspiradas nas grandes empresas!

1- Foque na comunicação interna

Sala de reuniões
Sala de reuniões

O setor de recursos humanos é responsável pela comunicação interna da empresa, que é um dos fatores que permite o desenvolvimento tranquilo dos processos e evita atrasos ou interrupções desnecessárias geradas pela falta de diálogo. 

É extremamente importante que a gestão mantenha seus colaboradores informados sobre o que acontece dentro da empresa, além de estimular que os objetivos sejam alcançados, divulgar mudanças de estratégia e etc. Por outro lado, os colaboradores precisam ter um canal de comunicação com a gestão. Assim, o RH mantém a gestão atualizada sobre a situação dos colaboradores e também oferece as informações necessárias para a criação de um planejamento estratégico.

A Natura, por exemplo, consegue manter uma comunicação interna eficaz, através de reuniões agendadas e veículos internos. A empresa adota, a cada 2 meses, o Encontro Marcado com a Presidência, onde todos os colaboradores devem participar e com pauta livre.

E mensalmente, há o encontro com suas equipes, para troca de ideias e questões gerais de trabalho. Já os veículos internos são: o jornal Ser Natura Colaborador mensal e a intranet, atualizada diariamente por e-mail com todas as notícias corporativas semanalmente. Assim, a transparência aumenta, bem como o sentimento de pertencimento dos membros da empresa.

2- Dê voz aos colaboradores

Sua empresa deve oferecer liberdade aos seus colaboradores, pois isso contribui para o desenvolvimento da criatividade. Se todos tiverem voz nas decisões, certamente, eles vão em busca de novos mecanismos para a melhoria constante da empresa, colaborando para o bom clima organizacional. Isso é algo que seu RH deve se atentar!

A FedEX, criou métodos para estimular que todos participem ativamente das decisões do negócio. São feitas pesquisas periódicas de feedback para coletar as opiniões de todos os funcionários sobre a administração da empresa. Depois, as equipes fazem reuniões para discutir os resultados e encontrar soluções para eventuais problemas.

Além disso, no dia a dia, é comum a alta gestão solicitar sugestões aos funcionários. Dessa forma, grandes decisões não ficam centralizadas e todos se sentem parte do crescimento do negócio. Isso é essencial para que os colaboradores adquiram senso de pertencimento e se sintam realmente importantes no ambiente de trabalho.

 

3- Motive constantemente seu RH

Contar com uma equipe motivada é fundamental, pois só assim, é possível contar com um time que esteja alinhado – algo intimamente ligado ao rendimento no trabalho – e, por consequência, aos resultados da organização. Além disso, isso pode desencadear também um melhor relacionamento com o cliente.

Uma boa estratégia para motivar seus funcionários são as gamificações. A Domino’s, precisava deixar seus novos funcionários atualizados sobre o seu menu. A empresa, então, desenvolveu um minicurso gamificado para motivar seus novos colaboradores a aprender, de forma rápida e precisa, como funciona o processo de elaboração das pizzas Domino’s.

Ao utilizar elementos de jogo (pontos, conquistas, níveis) no treinamento, a empresa conseguiu transformar o processo de aprendizagem em algo divertido e duradouro. E esse é um mecanismo muito usado por inúmeras empresas hoje em dia.

4- Recrute os melhores talentos

O RH é o elo entre as pessoas e os negócios. É através dele que ocorre o primeiro contato do futuro colaborador com a instituição, pois é responsável por atrair os talentos que ocuparão posições em setores específicos da empresa, o que não é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso estabelecer os requisitos para o cargo, identificar comportamentos, habilidade e atitudes esperadas do candidato e criar ou definir ferramentas para identificar as pessoas certas para cada posição.

Assim, fortalecer a marca da empresa e mostrar que ela é um ótimo lugar para se trabalhar é muito importante para que o setor de recursos humanos consiga atrair os melhores talentos. Essa prática, que também é conhecida como employer branding, é muito utilizada por empresas modernas e start ups, mas é aplicável a todos os segmentos. 

Para isso, o RH deve se aliar ao Marketing, que possui o conhecimento de imagem e marca, para definir ações que possam mostrar como é o dia a dia da empresa para futuros colaboradores e também realizar ações internas para engajar os funcionários. Aproveite também para saber mais sobre Marketing Digital

A Booking.com, por exemplo, criou o desafio “One Mission” entre os membros da sua equipe para que eles registrassem suas viagens de férias com uma câmera GoPro dada pela empresa.

A campanha reforça a missão da empresa de “capacitar as pessoas para experimentar o mundo”, incluindo os funcionários. O resultado da campanha pode ser visto no vídeo abaixo que possui de 5,8 milhões de visualizações.

Essa ação de employer branding reforça tanto a missão da marca no mercado, como também torna a empresa atrativa para jovens profissionais que valorizam experiências. Esse lado humano das campanhas gera mais envolvimento e é uma forma inteligente de mostrar o potencial da empresa. 

5- Promova diversidade e flexibilidade no seu RH

Cadeirante em escritório de trabalho
Cadeirante em escritório de trabalho

A flexibilidade no trabalho contribui para colaboradores motivados e, consequentemente, para os resultados da empresa. Além disso, promover a diversidade é algo essencial para qualquer empresa nos dias de hoje.

Contratar e oferecer um ambiente acolhedor à pessoas com vivências diferentes ou de grupos historicamente à margem da sociedade, como negros, mulheres, LGBTs, pessoas com deficiência, de diversas culturas e religiões, é algo comprovadamente benéfico às empresas. Organizações mundiais como Sodexo, PWC, Mastercard, P&G, Johnson & Johnson, Deloitte, PepsiCo, Grupo GPA e Microsoft são alguns exemplos de empresas que investem internamente nessa postura.

Não é a toa que as empresas devem estar atentas a essa questão: as companhias que apostam nessa postura costumam ter melhores resultados e a inovar mais. Isso acontece porque, dando oportunidade para que pessoas diferentes, com bagagens e vivências diversas, várias novas ideias são levadas à empresa.

Notou como um RH desenvolvido é fundamental para a sua empresa? Investir mais nessa área é a chave para um negócio bem-sucedido. Nós da Argos priorizamos a união e valorizamos todos os nossos membros, fazendo de tudo para mantê-los engajados e motivados. Devido à pandemia, temos focado em gamificações e dinâmicas, para que o time se mantenha integrado, além de sempre ouvi-los e fazermos de tudo para que se sintam bem e confortáveis na empresa, através de pesquisas de clima organizacional e feedbacks!

Isso trouxe muitos resultados para nós, pois temos realizado muitos projetos, todos com excelência, o que tem garantido a satisfação dos nossos clientes! E você? Que tal entender mais sobre nossos Serviços e entrar em Contato conosco!

Julia Marrocos

Consultora de Gestão de Pessoas

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , , ,

Um comentário

  1. Gabriela disse:

    Dicas extremamente importantes! Muito bom!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *