As Soft Skills e o futuro da sua empresa

Soft Skills

Ultimamente, as soft skills, habilidades ainda não tão conhecidas, têm tomado conta dos diversos processos seletivos no Mercado de Trabalho e andam saltitando por entre os novos pré-requisitos para desenvolvimento eficiente de uma empresa e de seus profissionais. 

Pensando nisso, trouxemos nesse artigo as novas habilidades chaves para o imparável sucesso do seu negócio. Segue com a gente para conferir mais! 

O que são as soft skills?

Sintetizando as soft skills, elas são um conjunto de habilidades comportamentais, características da Inteligência Emocional e das estratégias de relacionamentos interpessoais. Entre elas estão a oratória, negociação, hospitalidade, capacidade de resolver situações-problema e, em essencial, o protagonismo.

De acordo com a revista Forbes, as cada vez mais famosas soft skills estão sendo redescobertas como um dos pilares para o bom desempenho dentro de qualquer área educacional ou profissional. Independente da área a qual o indivíduo esteja submetido, essas habilidades são de extrema importância, uma vez que sua deficiência leva ao mau desempenho comportamental de diversas atividades e da desejada prosperidade na área.

Tomando como base Guilherme Junqueira- CEO da Gama Academy, especializada em capacitar talentos para trabalhar no Mercado Digital e um dos fundadores da Associação Brasileira de Startups – “as empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento”. 

E é no atual do mundo VUCA, onde o cenário econômico e empresarial é volátil, incerto, complexo e ambíguo, que as soft skills vão garantir a permanência de sua marca e desempenho consistente do seu negócio. Afinal, a habilidade de se reinventar, de construir soluções para os novos desafios que surgem a cada dia, de lidar com as divergências de pensamentos e de se posicionar de forma assertiva com o cliente permitem um marketing efetivo, vendas seguras e a fidelização de clientes.

Confira abaixo como essas skills te ajudam a alavancar seu negócio!

Oratória e negociação

oratoria-soft-skills

Conseguir se comunicar e debater  bem é um grande diferencial tanto para quem for trabalhar em uma empresa quanto para quem for representá-la. Portanto, estratégias de comunicação não-agressiva, assertiva, retórica e didática são as soft skills fundamentais para que se consiga passar a mensagem correta e de forma persuasiva.

Isso possibilita que haja uma relação interpessoal mais efetiva e saudável, tanto para com colegas de empresa durante o dia a dia quanto para com clientes ou parceiros durante uma apresentação ou venda.

Desse modo, a assertividade na troca de informações possibilita o ambiente saudável de trabalho, evita a burocracia e garante o dinamismo dos funcionários e gestores da sua empresa.

TORNE-SE COMPETITIVO NO MERCADO!

Entenda quais são as novas tendências globais e descubra como adaptar-se para sair na frente do seu concorrente com o nosso E-BOOK gratuito.

Clique aqui para saber mais!

Hospitalidade

Todos sabemos que lidar com opiniões divergentes é um fator causador de intrigas dentro de um time. Entretanto, a disputa acirrada de ideias e posicionamentos impede o crescimento em conjunto da organização, limitando sua empresa em um único ponto de vista e impossibilitando a renovação e integração a novas tendências do público.

Por isso, é extremamente importante que saibamos lidar com o colega de trabalho, funcionário ou líder com hospitalidade, ou seja, respeitando as diferenças alheias e com a cordialidade incondicional. Dessa forma, além de garantir uma boa comunicação interna, será possível estreitar, também o relacionamento com o cliente. 

De acordo com esse pensamento, segundo Beatriz Cullen, diretora do IBHE– Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial – a hospitalidade mostra-se como fundamental em uma empresa. Não apenas nos canais de atendimento e relacionamento com clientes e consumidores, mas sim em todas as áreas. Além disso, uma postura hospitaleira é um diferencial competitivo importante, o tratamento genuíno e paciente permite a fidelização de clientes, ampliando a abrangência de vendas, a segurança para inovações e a divulgação de seu negócio!

A soft skill da hospitalidade não é uma estratégia de curto prazo, mas uma prática permanente que auxilia a consolidar imagem de marca e posição de mercado ao longo do tempo.

Capacidade de resolver situações-problema

situaçao-problema-soft-skills

Esse terceiro ponto é um dos mais atrativos para o mercado, visto que a análise crítica possibilita que haja a identificação de um problema ou situação e a resolução deste vem de forma natural, visto que com olhos “bem treinados” uma nova perspectiva é alcançada e soluções “fora da caixa” e inovadoras tendem a aparecer. 

Ter um olhar crítico para uma situação possibilita reflexões, novos moldes e adaptação ao momento econômico e empresarial ao qual sua empresa está inserida. Assim funciona a Análise de Cenário da Argos, que com o know-how técnico e especializado é capaz de analisar criticamente a situação do mercado de empresas diversas, bem como público-alvo e os nós que impedem o crescimento dessa. A resolução das situações-problema é fundamental para evitar a trava do lucro e a rentabilidade de um negócio, tanto por meio de funcionários capacitados como consultorias adequadas e especializadas no seu foco.

Protagonismo

Nossa última soft skill conclui-se no essencial Protagonismo. Não aquele protagonismo que “toma a frente e faz tudo” se colocando no centro das atenções, podendo causar um ambiente de trabalho hostil baseado em comparação e competição, mas àquele que exerce a Liderança Trasnformacional, capaz de evitar nós na cadeia de suprimentos e vendas de sua empresa!

A ideia desse tipo de posição é que a liderança propicie um crescimento em conjunto, ou seja, é uma atribuição de quem ajude os próximos a identificarem a mudança necessária e a sobrepujar os obstáculos em conjunto, de forma que esse Protagonismo possa ser aglutinado como a “Liderança que gera Líderes”. Em outras palavras, ele transforma o ambiente de trabalho e os outros trabalhadores em melhores versões de si mesmos.

Desse modo, a ideia de trabalhar junto para que haja o desenvolvimento mútuo é síntese da Consultoria, pois, a partir do momento que uma parte possua mais conhecimento sobre determinado assunto, ela consegue auxiliar aquele que não possui. O desenvolvimento mútuo vem quando há a troca dessas posições, isto é, quando o assunto muda e, consequentemente a posição de expertise também se transforma.

E aí? Vamos ampliar juntos nossas habilidades?

Dá uma olhada nos nossos Serviços e descubra agora como podemos alavancar as skills do seu negócio!

Quem escreveu:

Georgea Girão

Consultora de Negociação

William Vilar

Ex-consultor de Negociação

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *