Golden Visa: oportunidades para sua empresa em Portugal

Quantos grandes e pequenos empresários já pensaram em expandir seus negócios para fora do Brasil e tentar a vida profissional em um novo país? Certamente, essa possibilidade já passou pela mente de diversos empreendedores. Pensando nisso, a Argos veio apresentar um tipo de visto voltado justamente para essa questão: o Golden Visa, aplicado em Portugal. Ficou interessado? Então venha conosco descobrir uma importante forma de internacionalizar sua empresa! 

Como o Golden Visa funciona?

A primeira dúvida apresentada por quem deseja tirar qualquer tipo de visto, é de como o mesmo funciona. Sendo assim, gostaríamos de esclarecer que o Golden Visa, também chamado de Autorização de Residência para Atividade de Investimento, é um dos principais programas que estimulam a vinda de estrangeiros para Portugal. Dessa forma, essa é uma alternativa muito interessante para quem busca investir no país e estabelecer residência no mesmo.

Dessa maneira, essa modalidade permite que investidores estrangeiros que não façam parte da União Europeia e mantenham investimentos em Portugal por pelo menos 5 anos, possuam o direito de solicitar a nacionalidade portuguesa. Ademais, esse processo é destinado a investidores que buscam injetar elevadas quantias de dinheiro na economia do país, o que diferencia o Golden Visa do visto de investidor. Desse modo, existem certos tipos de investimento específicos que se enquadram no Golden Visa. Um exemplo desses é a criação de ao menos dez postos de trabalho (ou oito quando em territórios de baixa densidade) no país português. Além disso, outros sete tipos de investimentos são enquadrados para a retirada desse visto, totalizando então oito possíveis formas de investir.

Também vale lembrar, que os direitos previstos para o titular do Golden Visa podem ser estendidos à sua família pelo processo de reagrupamento familiar. Assim, filhos, cônjuges e pais do titular que atenderem aos critérios de condições pré-estabelecidas também podem se beneficiar dos direitos conquistados a partir do Golden Visa.

Por que Portugal?

Entre tantos países no mundo para se investir ou iniciar o processo de internacionalização de uma empresa, surge a dúvida de qual seria a melhor opção. Nesse sentido, sabemos que Portugal apresenta uma série de vantagens que devem ser levadas em consideração nesse processo. Logo de início, destaca-se que a língua e a cultura do país, muito presentes na realidade brasileira, trazem imediata identificação aos brasileiros que desejam fazer as malas e se mudar para um novo país. De acordo com dados divulgados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no ano de 2020 o número de residentes brasileiros legais em Portugal atingiu um novo recorde: aproximadamente 184 mil pessoas. Assim, essa pesquisa caracteriza um aumento de 21,6% em relação ao número do ano de 2019, fazendo com que os brasileiros formem a maior comunidade estrangeira em Portugal.

Nesse sentido, Portugal possui um dos sistemas de regularização mais simples da União Europeia, caracterizando um destino fácil e agradável para estrangeiros. Além disso, desde o ano de 2013, houve um aumento das exportações no país, garantindo um crescimento sustentável na economia portuguesa. Dessa maneira, Portugal tende a seguir a direção de um crescimento do investimento privado, com uma maior abertura econômica. Assim, para brasileiros que desejam ingressar no país, é necessário analisar e pesquisar as prioridades portuguesas, buscando investimentos que agreguem valor e conhecimento aos setores tidos como prioridade.

Enfim, como integrante da União Europeia e da chamada Zona do Euro, Portugal é visto por muitos como a “porta de entrada” da Europa, em especial aos que desejam investir em setores tecnológicos e imobiliários, que têm crescido muito no país e possuem grandes incentivos do Governo. Sendo assim, o Golden Visa representa uma grande oportunidade para os que desejam investir em um país com tantas vantagens quanto Portugal.

Mudanças no Golden Visa

Se você deseja investir no Golden Visa nos próximos anos, é importante saber que algumas mudanças ocorreram no processo de retirada desse visto, que entrarão em vigor a partir de 2022. Dentre essas mudanças, destaca-se as restrições de investimentos imobiliários no interior do país; a proibição de investimentos imobiliários nas cidades do Porto, Lisboa e Algarve; o aumento do valor mínimo de investimento e o aumento do número de postos de trabalho necessários.

Nesse sentido, isso veio a ocorrer devido à grande especulação imobiliária presente atualmente nas grandes cidades de Portugal. Essa situação levou à saída de muitos moradores locais da capital e dos centros econômicos portugueses, que foram sendo tomados por turistas. Entretanto, os pedidos realizados até o fim de 2021 ainda serão aceitos e as novas medidas não são retroativas, portanto, não influenciam aqueles que já usufruem dos benefícios do Golden Visa. Contudo, é essencial considerar ao mínimo três meses para a realização do processo de solicitação. 

A Argos no planejamento do seu Golden Visa

Após todas essas informações, é fácil se imaginar sendo o próximo empreendedor a conquistar seu território em um novo país e terminar suas tardes de trabalho comendo um delicioso pastel de Belém em uma das incríveis cidades portuguesas, não é mesmo?

Nesse sentido, se você realmente se interessou em investir em Portugal, o Golden Visa pode ser uma boa opção. Vale lembrar, porém, que caso você tenha direito à dupla nacionalidade portuguesa, pode ser mais vantajoso retirá-la ao invés do visto, já que, sendo reconhecido como cidadão português, todo processo de investimento no país será facilitado.

Então, se você deseja realizar um desses processos que tal começar a se planejar e entender melhor como funciona? A Argos Consultoria Internacional pode te ajudar a adquirir o visto Golden Visa e até mesmo sua dupla cidadania (caso possua direito). Portanto, não deixe de entrar em contato conosco para saber mais!

Quem escreveu:

rebecca castro

consultora de marketing

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 − oito =

Enviar mensagem
Faça seu diagnóstico grátis via Whatsapp
Argos Consultoria Internacional
Olá!
Faça seu diagnóstico gratuito via Whatsapp com um de nossos consultores clicando no botão abaixo.