Exportação para o Mercosul: entenda as vantagens

mercosul

Muito se pensa em América do Sul quando se cogita exportar pela primeira vez, seja pela proximidade, baixo custo de frete e de moeda ou até mesmo o aproveitamento das relações comerciais entre os países do nosso continente. Nesse sentido, se você já exporta ou pretende em breve, com certeza já ouviu falar sobre o Mercosul, mas você sabe o que de fato é esse bloco econômico e quais as vantagens brasileiras de exportação para esse bloco? A Argos te conta isso e um pouco sobre cada país!

O que é o Mercosul?

O Mercado Comum do Sul é um bloco econômico que tem como objetivo principal promover a integração comercial, política e social por meio de um “mercado comum”. Nesse sentido, muitas vezes somos induzidos a pensar que pelo nome, o Tratado engloba uma grande maioria dos países da América do Sul, no entanto, seus membros abrangem apenas um terço dos países do continente, sendo eles: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Sendo assim, quando falamos nas oportunidades de exportação para o Mercosul, queremos dizer as facilidades que o Brasil tem em relação ao comércio com esses 3 vizinhos.

Dentre seus objetivos principais, temos a livre circulação de bens, serviços, pessoas e capital, nos quais as barreiras tarifárias são reduzidas, além da adoção de uma tarifa externa comum em relação a outros países e blocos econômicos. Além disso, o bloco permite uma harmonização de políticas fiscais, tributárias, alfandegárias e de comércio exterior. Um exemplo disso, é a Nomenclatura Comum do Sul (NCM), que define os códigos das mercadorias a serem comercializadas com base no Sistema Harmonizado (SH).
Portanto, é preciso ter um produto específico e um país alvo específico para destinar seus investimentos. Sendo assim, empacote suas mercadorias e embarque nessa exportação!

Vantagens Gerais

Fazer uma exportação para os países do Mercosul pode oferecer diferentes oportunidades de ampliação do mercado de atuação da sua empresa, a fim de alcançar novos nichos e clientes, além de ser um importante aliado na hora de expandir os lucros. Assim, é fundamental entender quais são as vantagens principais que esse bloco oferece para as exportações brasileiras.
Antes de tudo, é importante ressaltar que o Brasil é o país que mais exporta para os países do bloco, com cerca de 6% das exportações gerais em 2020 e com superávit na balança comercial brasileira de cerca de 420 milhões de dólares, segundo dados do Comex Stat.

1. Distância

É importante ressaltar que todos esses países fazem fronteira com o Brasil, revelando uma maior facilidade para operações logísticas. Isso pois, o frete rodoviário e aéreo se torna mais viável e barato, caso se esteja pensando em exportações em menores quantidades. Por outro lado, caso você queira exportar um volume alto de mercadorias, os portos também são favoráveis, como os Portos Marítimos de Montevidéu e Buenos Aires e o Porto Fluvial de Assunção, pelo rio Paraguai.

2. Redução de Impostos

Outra vantagem essencial para a exportação para o Mercosul é a redução de impostos, que pode ser um dos grandes fatores de empecilho quando se pensa em exportar. Assim, o Bloco faz uso da Tarifa Externa Comum (TEC) que busca incentivar a competitividade dos países por meio do equilíbrio dos níveis tarifários. Ademais, a TEC deve seguir critérios como: um baixo número de alíquotas, baixa dispersão e maior semelhança entre as taxas de exportação e importação. Portanto, o valor dos impostos varia de acordo com o grau de especialização do produto, ou seja, a variação é de 0 a 12% para matérias primas, de 12 a 16% para bens de capital e de 18 a 20% para bens de consumo.

3. Moeda

Além do fato de que o Real é a moeda mais valorizada em relação aos demais países, os países do Mercosul fazem parte do Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML)Convênio do Banco Central do Brasil – do que permite que os países realizem e recebam pagamentos em suas respectivas moedas. Consequentemente, não há a necessidade de se realizar operações extensas de câmbio de moeda local-dólar e dólar-moeda local. Isso torna a taxa SML muito mais favorável aos agentes, uma vez que simplifica o processo cambial em relação à necessidade de operação em dólar americano. Nesse sentido, o SML procura reduzir os custos das transações financeiras e administrativas e, também, de aumentar o nível de acesso de pequenos e médios agentes ao comércio exterior. É ou não é uma grande oportunidade para o seu negócio?

No momento, o Brasil possui convênio com o Banco Central da República da Argentina , com o Banco Central do Uruguai e está em fase de regulamentação com o Banco Central do Paraguai.

4. Desburocratização

Além das vantagens anteriores, o Mercosul busca cada vez mais por uma maior desburocratização das exportações e importações dentro do bloco. Nesse sentido, em 2019, foi assinado o Acordo sobre Facilitação do Comércio do Mercosul, que é um novo marco para a simplificação e desburocratização das operações dentro da região. O Acordo estabelece a eliminação de procedimentos e taxas consulares, desonerando as exportações brasileiras em até 500 milhões de dólares ao ano.

Outro fator previsto é a liberação célere de importações com prazo reduzido de 12 horas para liberação das mercadorias nas aduanas, quando não for necessário verificação fiscal ou documental. Portanto, o Acordo sobre Facilitação de Comércio no Mercosul será uma importante ferramenta de redução da burocracia, redução dos custos e, consequentemente, aumento do fluxo comercial entre os países do bloco.

Oportunidades com a Argentina

mercosul

Diferente das rivalidades esportivas, nossa vizinha Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil e o maior importador de produtos brasileiros dentro do Mercosul.  A Argentina é uma ótima opção para as empresas brasileiras que estão começando a internacionalizar seus processos. Isso pois, os fatores de proximidade, dimensão do mercado interno e proximidade cultural contribuem bastante para essa decisão. Ainda mais, o Brasil é um dos países com maior volume de investimentos externos diretos na Argentina. 

Logo, vamos exemplificar a seguir, algumas recomendações para as empresas brasileiras com os “hermanos”. 

Designar agentes

Essa etapa é essencial para avaliar as possibilidades de comercialização lucrativa e estudos para inserção das mercadorias ou serviços no mercado do país. Para isso, é possível realizar um contrato com alguma empresa intermediária para fazer o intermédio dessa análise de cenário e estudo de mercado, como a Argos Consultoria Internacional. Por outro lado, a participação em feiras internacionais e exposições, também possibilitam os empresários brasileiros de realizar um contato mais próximo com os representantes das empresas em potencial.

Rapidez nos processos

Cumprir os prazos de entrega com a empresa ou cliente final é um fator muito importante para ter êxito nos negócios com a Argentina. Portanto, é preciso se atentar à importância da rápida resposta às consultas e o cumprimento das normas pré-estabelecidas.

Marketing

Além disso, ter uma empresa especializada ou um agente representante de marketing, é um passo muito importante para aproveitar os meios publicitários. Assim, o exportador pode solicitar isso para uma agência especializada argentina, que entende mais sobre o mercado em questão. Por outro lado, realizar um plano de marketing internacional por uma empresa brasileira pode oferecer bons conhecimentos do seu produto e sua empresa, mas que não necessariamente domina o mercado argentino.

Amostras e publicidade

Outro fator interessante, é o envio de amostras para avaliar melhor suas possibilidades de inserção no mercado. As amostras com valor de até US $100,00 e material promocional destinado a consumo ou distribuição gratuita (panfletos, catálogos, etc.) de até US $5 mil estão isentos do pagamento de tributos incidentes sobre sua importação.

Depois de entender melhor sobre as oportunidades do Mercosul e as vantagens para as exportações brasileiras, você pode começar a se planejar. Para isso, a Argos pode ajudar no processo de Estudo de Mercado, Diagnóstico Administrativo e Estudo Comercial. Faça seu diagnóstico gratuito clicando aqui.

Quem escreveu:

larissa mombrini

vice-presidente

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − 6 =

Enviar mensagem
Faça seu diagnóstico grátis via Whatsapp
Argos Consultoria Internacional
Olá!
Faça seu diagnóstico gratuito via Whatsapp com um de nossos consultores clicando no botão abaixo.