Lucro e sustentabilidade pelo marketing verde

marketing verde

A pandemia do Covid-19 trouxe grandes mudanças no cenário do comércio mundial: desde a forma como as pessoas consomem, até a consolidação de suas preferências para o futuro. Dessa forma, o marketing verde é uma das estratégias usadas atualmente pelos profissionais de marketing para atender à essa demanda cada vez mais crescente de consumidores que desejam ser mais sustentáveis.

O que é o marketing verde:

Em meio a tantas incertezas que o mundo atual presencia, vestir a camisa da inovação e dar soluções para as novas necessidades dos consumidores é o diferencial para a sua empresa. Assim, o marketing verde, surge como parte desse conjunto de novos elementos que os empreendedores precisam levar em conta antes de se posicionarem no mercado. Dessa forma, o “green” marketing nada mais é do que vender a imagem ecológica de sua empresa, mas para tal, é preciso que essa imagem seja imperativa, ou seja, real.  Seus princípios são:

  • ecologicamente correto
  • economicamente viável
  • socialmente justo 
  • culturalmente aceito

Em outras palavras, essa estratégia consiste em apresentar os benefícios dos produtos de forma ecológica, do seu processo de produção ou sobre a postura tomada pela sua empresa no que diz respeito a questões sobre o meio ambiente. Portanto, seja especificado nas embalagens, em campanhas publicitárias ou investindo em ações de consciência ambiental, as formas de se aplicar o marketing verde são diversas e suas vantagens são refletidas em lucro mútuo, tanto para o seu negócio, quanto para a natureza. Quer saber mais sobre essas vantagens? Confere abaixo!

Vantagens

marketing verde

Sempre foi preciso acompanhar de forma rápida as preferências dos consumidores para se manter competitivo no mercado. No entanto, essas mudanças foram aceleradas em 2020 e suas consequências tendem a permanecer daqui para frente. Dito isso, essas são algumas das vantagens do marketing verde para diferenciar o seu negócio da concorrência:

     1 – Melhorar a imagem de sua marca ao posicionar-se. Nos dias de hoje a neutralidade não é mais um fator de garantia de clientela, é preciso estar a par das discussões atuais e fazer parte delas. 

     2 – Reduzir custos. Alternativas sustentáveis além de gerarem menos impacto na natureza, podem diminuir, também, os seus gastos. Como assim? O uso de painéis solares, por exemplo, reduz o consumo de energia e consequentemente o valor da conta de luz. Além disso, existem diversos sistemas de reaproveitamento de água da chuva e de resíduos para a reciclagem! 

     3 – Alcançar novos consumidores e mercados. A demanda para as alternativas está crescendo cada vez mais. Segundo uma pesquisa da The Nielsen Company US, 49% dos consumidores estariam dispostos a comprar produtos que fossem bons para eles e para o meio ambiente, mesmo se custasse mais.

     4 – Oferecer novas oportunidades de produtos. Nem sempre podemos agradar à todos com a sustentabilidade, certo? Errado. Mesmo que alguns de seus consumidores ainda não estejam tão atentos a questões ambientais, é fato que nenhum deles seja contra essas práticas. Esse, portanto, pode ser o seu diferencial! 

     5 – Garantir uma clientela mais leal. Nada melhor para aprimorar suas vendas do que assegurar a fidelidade de seus consumidores. Por isso, seja conhecido tanto pela qualidade do seu produto ou serviço, como também, pela sua responsabilidade ambiental! 

 Gostou das vantagens e quer colocá-las em prática? Segue com a gente! 

TORNE-SE COMPETITIVO NO MERCADO!

Entenda quais são as novas tendências globais e descubra como adaptar-se para sair na frente do seu concorrente com o nosso E-BOOK gratuito.

Clique aqui para saber mais!

Como aplicar o marketing verde:

De início, cabe ratificar que o marketing deve ser apenas um espelho do seu negócio, portanto, vamos entender um pouco mais sobre suas oportunidades!

Faça a diferença no seu segmento:

Pense na motivação de sua marca para fazer o faz. Quais são seus valores, sua missão, seu sonho e como isso reflete no seu negócio? Os consumidores, querem fazer parte da diferença promovida pelas empresas, por isso, busque seus motivos para tal. As alternativas “eco-friendly” são muitas, explore-as!  

Crie e ensine o conteúdo:

A todo momento ouvimos falar sobre a criação de conteúdo para o resultado de vendas. Por isso, além de mostrar as práticas adotadas pelo seu negócio, pense em conteúdos educativos sobre consciência ambiental para os seus consumidores. Ensine o motivo pelo o qual suas ações fazem a diferença e convença seus clientes da importância de suas práticas e o porquê eles devem escolher a sua empresa em relação à concorrência. Mostre números, seja transparente com seus resultados ambientais e use isso como estratégia de marketing verde!

Busque alternativas:

Antes disso tudo, é preciso colocar essas ideias em prática. Por isso, pense em que ponto você pode conectar seu público mais consciente com as suas estratégias. Seja por práticas de energia limpas, aumento de durabilidade de produtos, redução de resíduos, produtos orgânicos e/ou “cruelty free”, participação em campanhas ambientais, rótulos e certificações etc. Aqui é hora de usar sua criatividade, também. O mundo está cada vez mais conectado e caminhos inovadores são os que se destacam da concorrência, por isso, seja autêntico e saia do tradicional! 

Parênteses Brasil: impactos da falta de preservação

Você acha que as queimadas no Brasil atingem apenas o meio ambiente? Vamos falar a seguir de três impactos desse problema a alguns setores da economia, especialmente para o comércio exterior.

      Acordo Mercosul – União Europeia (UE): Um dos impasses desse acordo de cooperação é a exigência da UE sobre responsabilidade ambiental do Mercosul, especialmente do Brasil. É fato que nos países europeus a discussão sobre consciência ambiental é mais cotidiana e por isso, há uma pressão tanto dos governos, quanto da sociedade sobre a entrada de produtos que não sigam procedimentos mínimos de sustentabilidade. Dessa forma, a falta de compromisso do Brasil com questões de preservação natural, é um dos empecilhos para vigorar o acordo de livre-comércio entre os blocos.

      ⇒ Barreiras a produtos brasileiros – Assim como os governos estrangeiros, as empresas precisam estar de acordo, também, com as exigências do mercado consumidor, que são cada vez mais incisivas sobre a origem dos produtos. Assim, algumas empresas internacionais podem reduzir a compra de produtos brasileiros que não atendam às normas ambientais de seus países. Estar atento ao cenário internacional e acompanhá-lo é essencial para alavancar seus lucros.

      ⇒ Concorrência intensa – Os países europeus são grandes produtores de proteínas, manufaturados e commodities, assim como o Brasil. Dessa forma, é mais fácil usar do discurso das empresas conscientes para boicotar as exportações brasileiras de diversos produtos a fim de suprimir a pressão do mercado consumidor por esses quesitos.

No entanto, não pense que essas exigências e recomendações se restringem apenas ao governo brasileiro ou à grandes produtores, se você pensa em internacionalizar a sua empresa, as medidas de preservação ambiental, são crescentes e mais imperativas no cenário internacional. Aqui na Argos realizamos serviços para ajudar a dar o pontapé inicial que você precisa, como a Internacionalização e a Análise de cenário

Que tal começar agora a pesquisar e tomar as medidas ambientais que farão a diferença na imagem de sua marca?

Quem escreveu:

Larissa Mombrini

Diretora de Marketing

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , , , ,

Um comentário

  1. Perfeito, Gostei muito do seu artigo, apenas para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode divulgar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer publicidade e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Até outra postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 1 =

Enviar mensagem
Faça seu diagnóstico grátis via Whatsapp
Argos Consultoria Internacional
Olá!
Faça seu diagnóstico gratuito via Whatsapp com um de nossos consultores clicando no botão abaixo.