Mundo VUCA e seus efeitos no meio empresarial

Em sua obra “Modernidade Líquida” de 1999, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman escreveu sobre a nova natureza das relações sociais e econômicas, as quais se tornariam cada vez mais frágeis e voláteis.

Assim sendo, cerca de 20 anos depois, um novo termo está sendo disseminado entre as corporações e a sociedade, trazendo semelhanças com a realidade descrita por Bauman. O conceito “mundo VUCA” busca decifrar as características deste novo mundo em que vivemos e tenta nos preparar para as mudanças frequentes da atualidade.

Logo, muito além de se atentar às relações humanas, as empresas devem saber lidar com esta modernidade e se adaptar na medida do possível. Quer entender mais sobre o mundo VUCA e como ele afeta seu presente e seu futuro? Então esse artigo foi feito para você!

VOLÁTIL

O que é o mundo VUCA?

Em primeiro lugar, vale lembrar que este conceito não é bem uma novidade: seu nascimento remete ao final da década de 90. Surgido no ambiente militar estadunidense, o conceito buscava explicar o novo contexto geopolítico mundial pós-Guerra Fria. Além disso, com a crise econômica de 2008, o termo também se viu espalhado no âmbito econômico e no ambiente dos negócios.

Dessa forma, mundo VUCA é um acrônimo (formada pela inicial de palavras específicas) que descreve as principais características do mundo moderno: Volatility (Volatidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade), Ambiguity (Ambiguidade).

Assim sendo, a ideia por trás do conceito é de que o mundo moderno seria marcado pela imprevisibilidade e pela rápida mudança e transformação. Da mesma forma, a inteligência artificial e a robótica avançada já estão entre nós, substituindo a mão de obra humana e alterando as relações sociais. Portanto, se essa nova tecnologia está crescendo exponencialmente, imagina como as coisas vão ser daqui 5, 10, 15 anos! O mundo VUCA retrata exatamente essa fluidez em que as mudanças tendem a ocorrer.

Entendendo os termos do mundo VUCA:

Volatidade

Há 10 anos seria quase impossível trabalhar de home office ou ter aulas à distância pelo computador. Assim sendo, durante esses 10 anos, os avanços nas redes de comunicações foram gigantescos e permitiram uma expansão da internet e dos meios digitais. Dessa maneira, a “volatidade” refere-se justamente a rapidez como as mudanças estão ocorrendo no mundo atual. A sensação de que “o tempo está passando mais depressa” é uma consequência da volatidade da contemporaneidade.

Incerteza

O termo já fala bastante de si mesmo: o futuro incerto é uma característica muito marcante deste mundo VUCA. Portanto, as transformações ocorrem de maneira rápida e constante. Dessa forma, torna-se muito difícil prever ou antecipar certos eventos. Por este motivo que é tão complicado traçar planejamentos ou planos a longo prazo, já que a incerteza ronda todos os campos da nossa vida e as soluções de hoje não são as mesmas de amanhã

Complexidade

interconexão e a interdependência são igualmente muito presentes na modernidade. Dessa forma, antes de tomar certas decisões, faz-se necessário estudar e analisar toda a complexa rede de interações que suas ações podem afetar. Além disso, são inúmeras as variáveis que influenciam o sucesso ou o fracasso de um projeto, por exemplo. Este sistema complexo impede que as ações sejam meramente isoladas. Portanto, uma atitude, mesmo que muito pequena, pode afetar uma diversa gama de pessoas e setores, interconectados pela globalização

Ambiguidade

Todas as características anteriores levam à criação de um mundo baseado na ambiguidade. Acima de tudo, as possibilidades são várias, tanto no campo interpessoal quanto no campo das relações empresariais e econômicas. Assim sendo, cabe a cada um escolher um determinado caminho a ser seguido. Vale mais a pena investir no negócio digital ou abrir uma loja física? É melhor contratar funcionários especializados em marketing ou cuidar das redes sociais por conta própria? A presença de inúmeros cenários possíveis é uma marca desta ambiguidade.   

Como adaptar sua empresa para o mundo VUCA?

É fundamental estar atento e preparado às mudanças que ocorreram e que ainda vão ocorrer. Portanto, a incerteza quanto ao futuro é visível, sendo que até mesmo certas profissões irão desaparecer dentro de poucos anos. Dessa forma, percebe-se que o mercado e os negócios são algumas das principais áreas afetadas pela volatidade e fluidez do mundo VUCA.

Sendo assim, algumas perguntas que muitos empresários, e até mesmo pessoas ligadas a outros setores, se fazem são: afinal, como eu consigo me preparar e preparar o meu negócio para este futuro incerto e ambíguo? De que maneira é possível prever algumas mudanças e minimizar os riscos e prejuízos?

Em primeiro lugar, as respostas devem ser dadas na mesma velocidade em que as mudanças aparecem. Saber criar estratégias e tomar decisões conforme a conjuntura do momento, analisando a dinâmica e tentando prever, mesmo que de forma difusa, os next steps do mundo VUCA é essencial.

Além disso, adaptar seus funcionários a esta nova realidade permite a criação de um ambiente onde todos estão alinhados com os propósitos e com o futuro da empresa. Portanto, um local onde todos possuem um objetivo em comum abre caminho para que o sucesso e o avanço cheguem de diversos lugares. Inclusive, utilizar métricas e metodologias de gestão podem ser fundamentais para traçar as novas tendências e surfar em suas ondas. Adaptação é a palavra-chave para as empresas neste mundo VUCA.

Quais são as habilidades do profissional no mundo VUCA?

Acima de tudo, todo profissional precisa ser um pouco visionário e saber enxergar as mudanças como novas oportunidades de crescimento. Assim sendo, se as empresas precisam ser adaptáveis, os profissionais devem ser altamente flexíveis com as incertezas e multidisciplinares para exercer diferentes cargos.

Além disso, ter um pensamento crítico e realista, para tomar decisões, é fundamental no mundo VUCA. Então, se a ambiguidade toma conta na modernidade, saber tomar as ações mais corretas é aquilo que vai te deixar a frente dos outros profissionais. Portanto, é muito importante ter em mente que neste cenário nada é 100% certo. Logo, erros são muito comuns e necessários. Não se amarre a padrões e esteja atento às transformações que ocorrem no seu dia a dia.

Achou interessante? O blog da Argos possui diversos artigos sobre estratégias para empresas e profissionais se destacarem no mundo atual. Tratamos desde o ativismo de marca até certas soft skills que podem ser fundamentais para o futuro do seu negócio. Lembre-se sempre de estar atento às mudanças e conte com a gente se precisar de análises estratégicas e personalizadas!

Quem escreveu:

Guilherme Dutra

Consultor de Marketing

Siga-nos nas redes sociais!

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 + 8 =

Enviar mensagem
Faça seu diagnóstico grátis via Whatsapp
Argos Consultoria Internacional
Olá!
Faça seu diagnóstico gratuito via Whatsapp com um de nossos consultores clicando no botão abaixo.